Corre Cesmac Impulsiona o Conhecimento Profissional e Saúde

Evento promovido pelo Cesmac capacita profissionais para atuar no mundo da corrida através de abordagens teóricas e práticas

28/09/2023 às 10h17

Na última semana, o Campus IV do Centro Universitário Cesmac  sediou o "Corre Cesmac: I Workshop de Educativos de Corrida, Nutrição e Fisioterapia na Corrida". Este evento, organizado pela Professora Christianne Tenório e pelo Prof. Ralmony Alcantara, teve como objetivo principal o desenvolvimento da capacidade profissional necessária para atuar no ambiente da corrida, indo além do conhecimento das evidências científicas que embasam essa prática esportiva. Durante esses dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de explorar temas que vão desde a anatomia, análises posturais e tipos de pisadas até a biomecânica do movimento, aspectos nutricionais e exercícios educativos voltados para a melhoria do desempenho dos atletas.
No primeiro dia do workshop, o foco esteve na parte teórica e prática da importância dos educativos de corrida para o aprimoramento do rendimento dos atletas. Os participantes tiveram a oportunidade de analisar os comportamentos biomecânicos da corrida, fundamentados nas teorias científicas da fisioterapia. Esse conhecimento proporcionou uma base sólida para entender como o movimento do corpo humano se relaciona com a corrida, e como intervenções adequadas podem prevenir lesões e melhorar a performance dos corredores.
No segundo dia do evento, foram partilhadas informações sobre os aspectos nutricionais relacionados à corrida, ensinando como aplicar protocolos de controle de peso pós-atividade. Essa parte prática foi essencial para que os participantes compreendessem a importância da nutrição no desempenho esportivo. Para encerrar com chave de ouro, houve uma palestra sobre os aspectos anatômicos do corpo humano aplicados à corrida. Importante ressaltar os participantes puderam aplicar imediatamente o conhecimento adquirido no ambiente de trabalho, elevando assim o nível de competência profissional no universo esportivo. O Corre Cesmac demonstrou ser uma iniciativa valiosa para a formação e capacitação de profissionais comprometidos com o sucesso de atletas e corredores em geral.