Docentes e Egressos do Cesmac publicam artigo em revista avaliada pela CAPES

Participaram do trabalho cerca de 150 estudantes da rede pública de ensino

08/11/2021 às 13h46

Egressos e docentes dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Nutrição do CESMAC publicaram um artigo de trabalho de extensão intitulado “Práticas e saberes sobre doenças infecciosas e parasitárias transmitidas por mosquitos vetores entre escolares de Maceió, Alagoas”, em revista que possui QUALIS A3 na avaliação da CAPES.
O artigo foi originado do projeto extensionista “Conhecer Para Combater” que foi fomentado pela PROEX/CESMAC em 2017. Este trabalho abordou as doenças causadas por vírus e parasitos como a dengue, zika, chikungunya, febre amarela, leishmaniose, malária, e filariose linfática.
O artigo tem por objetivo traçar um diagnóstico situacional para desenvolver estratégias de intervenção entre os estudantes de uma comunidade escolar. Participaram do trabalho 143 estudantes do ensino médio de uma escola estadual. E foi concluído que os alunos tem o conhecimento sobre as doenças, o que é bom pois podem ser multiplicadores da informação, mas ainda são necessárias mudanças de atitude.
Para o bolsista do projeto, Karwhory Wallas, "foi muito desafiador reunir 7 doenças em um único projeto e desenvolver pesquisa, além da extensão, trabalhos com saúde pública de uma forma multidisciplinar. Para isso aplicamos um questionário para a coleta de dados e depois realizamos intervenções como palestras, cinema na sala de aula e oficina para construção da mosquitérica®" afirmou.
Os autores do artigo eram de diferentes cursos do Cesmac: Daniela Calumby de Souza, Susane Maria de Santana Barros, Ana Katariny de Barros Silva (Biomedicina); Janaila Cristina Braz da Silva, Taynarianne Ferreira Alves, Jéssica Alves Silva Oliveira (Biomedicina); Karwhory Wallas Lins da Silva, Sâmea Keise de Oliveira Silva (Farmácia); e Kézia Kewyne Lins da Silva (Nutrição).
E contou com a orientação do Prof. Dr. Thiago José Matos-Rocha e colaboração do Prof. Me. Lindon Johoson Diniz Silveira e Profa. Dra. Saskya Araújo Fonseca. A publicação compõe o volume 12 e número 12 da revista Research, Society and Development e pode ser acessada na íntegra através do DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20481.
Para o docente Thiago Matos-Rocha "foi um trabalho muito importante, que traz um tema tão relevante todos os anos em regiões de clima tropical e tem impacto de morbimortalidade na vida da população brasileira" disse o professor. E lembrou da competência dos componentes na execução do trabalho que resultou em dois prêmios, um dentro e outro fora da Instituição.