HCAL e Cesmac fazem ações no ambulatório com alunos do ESO, fortalecendo a atuação dos cenários de prática

Dia Mundial do Coração marcou importante ação realizada com a participação dos alunos do décimo período de Enfermagem e a educação continuada do Hospital do Coração de Alagoas

14/10/2022 às 10h16

Com a supervisão da Profa. Dra. Alessandra Pontes, os alunos do décimo período do curso de Enfermagem do Cesmac, participaram de uma ação realizada pelo setor de educação continuada do Hospital do Coração de Alagoas (HCAL), com inciativa da enfermeira Fabiana Muniz, do ambulatório, marcando o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. A ação reforçou questões importantes sobre a conscientização dos pacientes a respeito do tema.

A equipe de enfermagem esteve no ambulatório para ensinar e reforçar os dez mandamentos do coração saudável, que incluem: praticar atividade física, evitar excesso de sal e sódio, evitar alimentos industrializados, realizar consultas periódicas, praticar o autocuidado, evitar fumo, evitar uso de bebidas alcoólicas, evitar estresse, controlar o colesterol e ainda amar a vida e seu coração. O grupo de alunos integra o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), na unidade hospitalar. O pelo setor de educação continuada do Hospital do Coração de Alagoas tem a coordenação da enfermeira Laura Regina Carvalho de Lima Cardoso. “Essa parceria é de suma importância para a formação dos alunos, estimulando e acreditando no potencial dos enfermeirandos no cenário de prática”, destaca a Profa. Dra. Alessandra Pontes.

A iniciativa também destacou o chamado setembro vermelho, mês de conscientização para os cuidados com a saúde cardíaca e prevenção das doenças cardiovasculares. O mês de setembro foi escolhido para a campanha, porque em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, iniciativa criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração, com apoio das Nações Unidas. Mas a atenção à saúde do coração deve acontecer todos os dias do ano, em cada escolha, cada acompanhamento médico, exames e consultas de rotina.