PET-Saúde Cesmac realiza workshop sobre saúde, gestão e assistência

Evento contou com a participação de estudantes do estágio integrado

03/04/2023 às 12h32

O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) do Centro Universitário Cesmac realizou, no dia 25 de março, o workshop com o tema “Atualização em saúde, gestão e assistência”. O evento foi realizado no Auditório João Sampaio e contou com a presença de mais de 300 participantes, entre integrantes do PET e discentes dos cursos de saúde que fazem parte do projeto “Cesmac Integrado". O objetivo do workshop foi dar visibilidade às ações do programa e proporcionar um espaço de discussão e construção coletiva acerca das políticas de educação permanente em saúde, da humanização em saúde e das ações relacionadas às sequelas da COVID-19 e de doenças crônicas no âmbito dos serviços de saúde de Maceió.
O PET-Saúde está em sua décima edição no Brasil e em sua versão atual tem como foco o trabalho direcionado para “Gestão e Assistência à Saúde”. O principal objetivo é proporcionar uma maior integração entre os serviços de saúde e as universidades, promovendo mudanças institucionais entre as partes para a reorientação da formação e do trabalho em saúde, atualizando as práticas nos modos de cuidar e gerir saúde. Além disso, o programa pretende contribuir para qualificar a atenção em saúde e para preparar os futuros profissionais de saúde com competências e habilidades compatíveis às demandas das pessoas usuárias do SUS.
A parceria entre o Cesmac e a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, conta atualmente com 61 participantes, entre docentes, discentes e profissionais de saúde das unidades do III Distrito Sanitário e das equipes gestoras da Secretaria. A coordenadora do PET-Saúde, Gestão e Assistência pela Secretaria Municipal de Saúde e docente do Cesmac, Profa. Quitéria Ferreira destacou a importância da integração ensino-serviço e das práticas do SUS que proporcionam aprendizados compartilhados e trabalho colaborativo.
O workshop foi coordenado pelas tutoras do PET-Saúde, Profa.  Ana Tojal, Profa. Camila Moura e Profa. Ianara Melo, além das demais tutoras, estudantes e preceptores do programa contribuíram na condução na organização logística do evento, na mesa temática e na condução metodológica das oficinas. A mesa temática teve como facilitadoras a Coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da SMS Maceió, Kelly Mary Viana, que abordou a Política de Educação Permanente; a preceptora do PET vinculada à Secretaria de Saúde, Jéssica Oliveira, discutindo sobre a Política de Humanização no SUS;  a preceptora do PET, também da SMS,  Audrey Moura que tratou sobre as seqüelas da COVID-19; e a tutora do PET e também vinculada a SMS, Profa. Camila Moura, que apresentou os fluxos assistenciais da Rede de Atenção às Doenças Crônicas.
Após as exposições, foram realizadas as oficinas sobre as mesmas temáticas, facilitadas pelos estudantes integrantes do PET-Saúde. As oficinas contaram com a participação dos demais membros do PET, entre docentes, discentes e profissionais de saúde e os alunos do Cesmac Integrado. Esse momento se configurou como um espaço privilegiado para trocas de experiências, aprendizados e produção de novos saberes.
O Workshop teve o propósito de contribuir na ampliação dos diálogos entre formação, gestão e assistência, proporcionando reflexões, desconstruções e desnaturalizações acerca dos eixos trabalhados pelo PET-Saúde. O sentimento coletivo foi de que momentos promovem mais espaços de reflexões e aprendizagens compartilhadas, aprimoraram as práticas integradas de formação em saúde e colaboram na qualificação da atenção em saúde. São vivências que contribuem para um olhar ampliado acerca da importância e aproximações entre ensino e serviço, favorecendo uma formação em saúde que tem o SUS como campo de prática.