Simulação Realística é uma realidade na área de saúde do Cesmac

Fernando Tallo, doutor em clínica médica pela UNIFESP, conhece estrutura da Instituição

08/02/2023 às 10h21

Novas tecnologias na educação superior, com simulação realística é uma realidade no Cesmac. A simulação realística, amplia as relações entre teoria e prática, possibilitando experiências de aprendizagem simuladas como meio de otimizar competências e habilidades na formação acadêmica. A estratégia tem sido explorada nos laboratórios de ensino e centros de simulações da Instituição para proporcionar um ambiente reflexivo e de transformação para o desenvolvimento de competências essenciais ao cuidado centrado no paciente e alcance dos objetivos e resultados propostos no processo de aprendizagem e aprimoramento.

O Dr. Fernando Sabia Tallo, mestre e doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em Clínica Médica, Anestesiologia e Medicina Intensiva, participou de reunião com Dr. André, coordenador geral do curso de Medicina, e também com os demais coordenadores dos cursos da área de saúde. Durante o encontro, o convidado que atua com essa realidade, reforçou a importância de reconhecer que as novas tecnologias nunca irão substituir o papel do profissional da saúde, mas sim fortalecer a técnica, sendo um complemento dos estágios e cenários existentes.
Tallo é ainda coordenador da Residência de Clínica Médica, Chefe da Enfermaria de Clínica Médica Masculina da UNIFESP-EPM e professor titular de U/E da EPCM; foi presidente da  Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM); coordenador do Comitê de Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica; tesoureiro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica; e Diretor da Associação Médica Brasileira (AMB).

O cenário de simulação realística em saúde é uma parte integrante e fundamental para o planejamento e organização dos cursos de formação profissional, capacitação e treinamento de profissionais de saúde, baseados em casos da vida real para treinar habilidades técnicas e não técnicas. O Cesmac oferece estrutura com clínicas e laboratórios, que contam com estes equipamentos, para as aulas práticas dos estudantes de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Serviço Social, incluindo no acervo equipamentos tecnológicos de contribuição valiosa para o ensino na área da saúde. Exemplo do uso dessa tecnologia no ensino para a Atenção de Média e Alta Complexidade está no Simulador de Paciente Real BabySIM (CAE BabySIM) que, possibilita situações com alta fidelidade interativa com respiração espontânea e respostas fisiológicas.

A tecnologia é um modelo fisiológico infantil de alta complexidade, desenvolvido para gerar respostas automáticas e realísticas em intervenções clínicas e administração de medicamentos. Diferente de outros simuladores, o BabySIM responde automaticamente as intervenções executadas pelos estudantes e apresenta reações reais, normalmente encontradas em pacientes humanos infantis. Tem ainda o Simulador Avançado “Caesar”, que é voltado para o cenário adulto, sendo robusto e incrivelmente resistente, permitindo a simulação de ambientes extremos para tratamento imediato de pacientes com traumas, conhecido também como ”Mad Men”. Todos esses cenários de prática, incluindo Laboratório de Habilidades, Clínicas-Escolas, Centro de Inovação Tecnológica, entre outros, foram visitados pelo Dr. Fernando Tallo. A proposta do Cesmac é ainda a criação de um Grupo de Simulação Realística, para fortalecer esse processo na Instituição.