Farmácia Cesmac promove Congresso em alusão aos 25 anos do curso

Evento acontece de forma presencial e gratuita, a partir da próxima segunda-feira, dia 25

22/09/2023 às 11h43

O Congresso de Farmácia do Centro Universitário Cesmac (CONFAC), acontecerá nos dias 25 a 27 de setembro, de maneira presencial e gratuita, tornando-se acessível a um público amplo e diversificado. O CONFAC deste ano tem como tema central "Cesmac há 25 anos formando profissionais de sucesso", sendo destinado tanto a graduandos quanto a profissionais farmacêuticos egressos do Centro Universitário Cesmac. No evento serão realizadas palestras na área de Análises Clínicas e Laboratoriais, minicursos na área de Assistência Farmacêutica e Indústria, além da apresentação de trabalhos científicos.
O CONFAC é um projeto desenvolvido pelo Curso de Farmácia do Centro Universitário Cesmac, organizado sob a competente direção dos professores Dr. Thiago José Matos Rocha, Dra. Saskya Araújo Fonseca e Ma. Valéria Cristina de Melo Lopes. O objetivo principal deste congresso é fomentar a construção do conhecimento em diversas áreas da farmácia. Para isso, abordará tópicos relevantes e avançados para os profissionais e estudantes da área, além de fornecer uma visão ampla das oportunidades e desafios enfrentados por farmacêuticos nos campos em constante evolução.
 O evento irá abranger uma diversidade de áreas dentro do universo farmacológico, incluindo Farmacognosia, Fitoterapia, Farmacobotânica, Química dos Produtos Naturais, Química Farmacêutica, Análises Clínico-Laboratoriais, Farmacologia Clínica, Farmácia Hospitalar e Clínica, e Farmácia Industrial. Essa diversidade de temas permite a troca de conhecimento e experiência entre os participantes, enriquecendo ainda mais o evento.
Destaque para os palestrantes e temas abordados:
25/09: SEGUNDA-FEIRA
14h – 14h50: Prescrição farmacêutica na prática clínica e estética. (ALINE CRISTINA PEREIRA)
15h – 15h50: Atuação do farmacêutico na manipulação veterinária. (ALLAYNE RYTTA NOVAES LOURENÇO DA SILVA)
16h00 – 16h50: A carreira do farmacêutico empreendedor. (MICHELLE DA SILVA OLIVEIRA)
17h10 – 18h00: É possível empreender e empoderar-se sendo mulher e farmacêutica. (KARINA HENRIQUE DOS SANTOS)
18h10 – 19h00: Atuação do farmacêutico no ambiente hospitalar. (AMANDA MARIA PAIXÃO SOARES)
19h10 – 20h00: A fiscalização como instrumento de valorização profissional.
(DAIANA PAULA COSTA DE MELO)
20h10 – 21h00: O papel do farmacêutico clínico no programa de residência
multiprofissional. (ROBERTA ADRIANA OLIVEIRA ESTEVAM)

26/09: TERÇA-FEIRA
13h30 às 14:20: Aplicação do escore de risco terapêutico na seleção e priorização de pacientes para acompanhamento e análise farmacoterapêutica em unidade hospitalar. (ALEXANDRE CORREIA PEIXOTO)
14h20 – 15h10: A atuação profissional farmacêutica nas farmácias comunitárias. (FELLIPE SANTANA FREIRE DE MENDONÇA)
15h10 – 16h00: Código de ética farmacêutica: sua importância e porque devemos conhecê-la. (NELSON HENRIQUE BITTENCOURT COSTA)
16h00 – 16h50: Implantação de farmácia clínica em ambiente hospitalar. (RENATHA SOARES CASTRO SILVA)
17h – 18h00: 10 passos para empreender em farmácia comunitária. (MISAEL ARAUJO DE SOUZA PEDROZA)
18h20 – 19h10: O papel estratégico e transformador do farmacêutico na prescrição clínica: Inovação, segurança e avanços terapêuticos. (JOSÉ ADENILSON FRANCISCO DA SILVA)
19h10 – 20h00: Aspectos relacionados a estabilidade e compatibilidade de antibacterianos injetáveis de uso hospitalar. (JOÃO PAULO TOLEDO VOSS)
20h10 – 21h00: Prescrição de vitaminas e minerais na rotina de cuidados dos
pacientes atendidos no consultório farmacêutico. (RÔMULO MIGUEL DAMASCENO FERREIRA)
27/09: QUARTA-FEIRA
13h30 às 14:40: O papel do farmacêutico na regularização de empresas na Anvisa. (ADRIANO CORREIA PEIXOTO)
14h40 – 15h50: - Serviços clínicos farmacêuticos realizados na farmácia comunitária: Implantação, prática e fidelização de clientes (relato de experiência). (ANA PATRÍCIA FERREIRA BARBOZA)
15h50 – 16h50: Atuação farmacêutica na cessação tabágica. (ROBERT ANDERSSON FIRMIANO NICÁCIO).
15h50 – 16h50: Apresentação de Banners
19h00 – 21h00 – Mesa Redonda: Práticas Integrativas e Complementares. (IVANILDE MICIELE DA SILVA SANTOS, KRISTIANA CERQUEIRA MOUSINHO FONSECA E ROBERT ANDERSSON FIRMIANO NICÁCIO).