NAFRI realiza ações de saúde em Comunidades Quilombolas no sertão de Alagoas

Atividades foram realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Poço das Trincheiras

21/06/2023 às 10h23

O Núcleo Acadêmico Afro e Indígena e de Direitos Humanos (NAFRI-DH), Programa de Educação pela Saúde no Trabalho (PET-Saúde) do Centro Universitário Cesmac e a Secretaria Municipal de Saúde do Poço das Trincheiras realizaram uma ação integrada de saúde nas comunidades quilombolas Jacú-Mocó. As atividades, realizadas no dia 17 de junho na Escola Manoel Feitosa, foram coordenadas pelo professor Jorge Vieira e contaram com a participação de estudantes e docentes do Cesmac e de profissionais de saúde do executivo municipal.
As ações integradas de saúde envolveram 33 participantes do Cesmac, sendo dezoito estudantes, cinco docentes e uma preceptora, integrantes do Programa de Educação pela Saúde no Trabalho (PET-Saúde), vinculados aos cursos de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Enfermagem, além professores e estudantes do MedNafri e NAFRI-DH e de profissionais de saúde do município. A abertura do evento contou também com a participação do Prefeito de Poço das Trincheiras, Valmiro Costa, do Secretário de Governo, Rafael Costa, e da Secretária de Saúde, Luzinha Barbosa. O Prefeito destacou a importância dessas ações e a necessidade de continuidade dos trabalhos nas comunidades quilombolas do Povoado Jorge e Alto do Tamanduá.

Entre as ações realizadas é possível listar: vacinação, ações de lazer para crianças, uso de hipoclorito para tratamento da água e alimentos, alimentação saudável, rastreamento de hipertensão e diabetes (glicemia capilar), escuta pulmonar, orientações sobre o uso de calçados, cortes de unha e cuidados com os pés, medidas antropométricas, orientação de higiene bucal, aplicação de flúor, rastreamento de câncer bucal, avaliação e orientação nutricional, perímetro de panturrilha de idosos, anamnese, avaliação de crescimento e desenvolvimento das crianças, risco de queda em idosos, avaliação sobre o pré-diabético, orientação sobre o uso racional de medicamentos e fitoterápicos e orientações para continuidade do tratamento na Unidade de Saúde.
Ao todo, cerca de 250 pessoas das comunidades quilombolas Jacú-Mocó foram atendidas. Para o Centro Universitário Cesmac, no contexto das celebrações dos 50 anos da sua fundação, a ação é a realização do sonho do seu idealizador, padre Teófanes Barros, em atender e fortalecer o protagonismo da população quilombola.

Fonte/colaboração: Jornalista Jorge Vieira