PET-Saúde realiza seminário de encerramento do projeto

Ação é fruto de parceria entre o Cesmac e a Secretaria Municipal de Saúde

10/08/2023 às 12h14

O PET-Saúde Gestão e Assistência à Saúde, parceria do Centro Universitário Cesmac e da Secretaria Municipal de Maceió, realizou o seminário de encerramento do projeto. As ações envolveram profissionais de saúde no III Distrito Sanitário de Maceió. As ações, coordenadas pela Assistente Social da SMS, Quitéria Maria Ferreira, contou com a participação de 61 pessoas, entre profissionais com a função de preceptoria, vinculados a Unidade Docente Assistencial (UDA), Unidade de Saúde da Pitanguinha, Unidade de Saúde do Canaã e sede da Secretaria Municipal de Saúde e de docentes tutoras do Cesmac.
No total, 10 docentes e 40 estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia, farmácia, nutrição, educação física e psicologia do Cesmac participaram da ação. O PET-Saúde Gestão e Assistência tem como perspectiva estratégica integrar os serviços de saúde com as universidades, promovendo mudanças institucionais entre as partes para a reorientação da formação e do trabalho em saúde na realidade.  Visa, ainda, estimular práticas pedagógicas e iniciativas de ensino-aprendizagem incorporadas aos serviços e ao processo de trabalho em saúde. No Seminário de encerramento, que foi realizado no dia 31 de julho, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, estudantes, preceptores e tutores socializaram os resultados, os aprendizados, os desafios e, especialmente, a contribuição do programa para o fortalecimento da relação ensino-serviço-comunidade.

O PET-Saúde Cesmac elegeu quatro eixos de intervenção: Doenças Crônicas Não Transmissíveis; Sequelas da Covid-19; Educação Permanente; e Política Nacional de Humanização. Ao longo de um ano, foram desenvolvidas diversas ações de promoção, vigilância, assistência, reabilitação e educação em saúde, nos campos de práticas do III Distrito Sanitário e na gestão do SUS. O PET- saúde Cesmac teve como objetivos macros: 1) Desenvolver habilidades e competências articuladas entre ensino-serviço e comunidade na formação acadêmica e profissional comprometidas com as práticas colaborativas, a integralidade do cuidado em saúde e a vigilância dos fatores de riscos, no tocante às doenças crônicas e sequelas Covid; 2) Contribuir para qualificar os processos de trabalho e as funções gestoras do SUS, visando à melhoria efetiva dos indicadores de saúde da população e de desempenho da rede assistencial.
A experiência do PET-Saúde apontou como resultados no âmbito acadêmico, o desenvolvimento de artigos científicos, apresentações em congressos, formações, ações de extensão e pesquisa e práticas integradas. E, no âmbito dos serviços e da gestão, compartilhou as ações e resultados que indicaram a contribuição do projeto na qualificação da atenção em saúde, da vigilância, e das práticas de educação em saúde e PNH. A experiência capacitou os profissionais e os futuros profissionais de saúde com competências compatíveis às necessidades do sistema de saúde.