No último domingo, 30 de março, alunos do Centro Universitário CESMAC participaram de um evento especial promovido pelo Instituto Salto Azul. O curso de Fisioterapia proporcionou um momento de relaxamento aos presentes, com a estação de liberação miofascial, destacando a importância da fisioterapia esportiva na qualidade de vida e bem-estar. A ação contou com a supervisão da orientadora Mirelle Farias e a presença das coordenadoras do curso, Raphaela Teixeira e Thays Ferro, além de um momento muito especial com o projeto Focinhos Terapeutas.
Além da Fisioterapia, outros cursos do CESMAC também estiveram presentes no evento. A equipe de Psicologia realizou uma ação voltada para a psicoeducação de familiares, cuidadores e responsáveis por pessoas no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com um olhar atento às demandas desse público, a iniciativa teve como principal objetivo oferecer suporte, orientação e estratégias para o cuidado tanto da pessoa autista quanto do próprio cuidador. A atividade contou com a participação dos docentes Prof. João Lucas Porto, Profa. Lígia Ignez Cavalcante, Prof. Leandro, Prof. Bruno, Profa. Janne e Profa. Layla. Ainda focado na saúdo do corpo, alunos do curso de Educação Física, por meio do projeto de extensão “Corre Cesmac” promoveram um grande treino com os presentes no evento, contando com a presença da coordenadora Chris Tenório.
O curso de Enfermagem também esteve presente com uma equipe dedicada à aferição de pressão arterial (PA) para qualquer pessoa interessada. A ação foi supervisionada pela professora Nathalia Lima e contou com a presença da professora Alessandra Pontes, reforçando a importância da saúde preventiva.
Já o curso de Sistema de Informação promoveu um momento de diversão e interatividade ao levar óculos de realidade virtual do seu Centro de Inovação Tecnológica. A experiência proporcionou aos participantes um contato com novas tecnologias, tornando a programação ainda mais dinâmica e inclusiva.
Nos dias anteriores, 28 e 29 de março, o Instituto Salto Azul organizou o simpósio “Ampliando Horizontes no Autismo”, uma imersão em palestras, debates e apresentações culturais com foco na conscientização e inclusão de pessoas no espectro autista. Profissionais renomados discutiram temas como qualidade de vida, independência e intervenção terapêutica, proporcionando aprendizado e fortalecimento da rede de apoio.
O evento do dia 30 se estendeu para um grande encontro ao ar livre na Praia de Pajuçara, oferecendo atividades inclusivas para toda a família, com foco especial em crianças autistas. Entre os destaques estavam os estandes interativos, um circuito de esportes adaptados (beach tênis, ciclismo, funcional, paraquedismo, remada e paramotor) e um emocionante salto de paraquedistas que formaram a palavra “TEA” no céu, simbolizando o apoio e a visibilidade à causa.
A participação ativa dos alunos e professores do CESMAC nesse evento demonstra como o compromisso com a inclusão, a inovação e a formação de profissionais preparados para atuar de forma humanizada e multidisciplinar faz a diferença na vida da comunidade.