O engenheiro de Software com esta formação dedica-se ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais. É sua responsabilidade desenhar e testar novos programas, além de fazer sua manutenção e revisão.
Cabe a ele, ainda, criar aplicativos, jogos, plataformas digitais para atividades educacionais, sistemas embarcados e sistemas específicos, como os destinados às áreas médica e bancária, de forma a elevar o desempenho e a produtividade dos profissionais desses setores.
O bacharel também pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, na área de inovação em startups e em grandes companhias de tecnologia.
O profissional poderá desenvolver atividades como levantamento de requisitos, planejamento de arquitetura de como os requisitos devem ser solucionados, criação de frameworks, desenvolvimento de softwares com diferentes linguagens de programação e plataformas, acesso e manuseio a banco de dados, realização de testes e garantir a qualidade de um sistema. Sua área de atuação é amplamente aplicada na área de desenvolvimento de softwares.