Abrindo caminho para um colesterol mais baixo

Objetivo da pesquisa inclui estudos sobre intolerância à medicação.

18/10/2018 às 19h10

O Centro Universitário CESMAC realiza pesquisa mundial e ,inédita em Alagoas, relacionada às doença cardiovascular e seus riscos associados. Aproximadamente 15 mil pacientes do mundo todo participarão do chamado.
O objetivo da pesquisa, segundo Dr. Marco Mota, inclui  estudos sobre a intolerância a Estatina, medicação utilizada para tratar  o Colesterol alto, que é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento  de doença cardiovascular que  é a causa de 340 mil mortes ao ano no Brasil.
Entre as Doenças Cardiovasculares mais frequentes estão o enfarte agudo do miocárdio e o derrame e ambas estão geralmente ligadas ao colesterol elevado. O remédio que previne o aumento do colesterol e, por conseguinte as doenças cardiovasculares,  é a estatina, porém nem todos podem tomá-la, pois tem intolerância a ela, apresentando como  um dos sintomas dessa intolerância fortes dores musculares.
Para Dr. Marco Mota “a proposta desse estudo não é testar esse medicamento, pois ele já foi testado, e sim testar a possibilidade de, tomando o medicamento que reduz o colesterol, evitar também, o enfarto agudo do miocárdio”.
Ele esclarece que podem participar da pesquisa  paciente com, ou em alto risco de doença cardiovascular e que tenham mais de 18 anos.
Para mais informações contatar o Centro de Pesquisas Clínicas Dr. Marco Mota no CESMAC. 3215-5032/99444-0327