Programa PSIC acolhe novos pesquisadores

Projetos de Pesquisa serão orientados por corpo docente do CESMAC

19/09/2018 às 20h09

Os novos pesquisadores do Programa Semente da Iniciação Científica estiveram na tarde de hoje no Auditório Elias Passos Tenório, no Campus IV do CESMAC, sendo recepcionados pela equipe coordenadora do programa para um novo ciclo de trabalhos. Bolsistas, voluntários e professores que fazem parte dos projetos de pesquisa selecionados puderam se integrar e conhecer mais sobre o programa que já conta com mais 100 bolsas ofertadas.
O PSIC tem por objetivo propiciar à IES um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa científica para alunos de graduação que contribua para a formação de recursos humanos para a pesquisa, principalmente de jovens pesquisadores. O projeto se apresenta como estimulador de pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas. Além disso, a ideia é proporcionar a alunos orientados por pesquisadores qualificados da instituição, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. O programa é coordenado atualmente pela Profa. Maria Carolina Acioli.
O acolhimento ao novo grupo de pesquisadores foi conduzido pela equipe da PROPG, na qual é coordenada pelo Prof. Dr. Giulliano Aires Anderllini. O docente salientou a importância da aproximação com a pesquisa desde a graduação “seja como bolsista ou como voluntário, a inserção do graduando no mundo da pesquisa é de extremo valor para o próprio e para a instituição que ele faz parte”. E ainda destacou “o mais importante neste processo é que estamos unidos fazendo pesquisa e buscando sempre a excelência nos projetos que desenvolvemos”. A egressa do CESMAC, Dra. Failde Mendonça, que é Promotora de Fundações do Ministério Público, também esteve presente no evento e ressaltou “por ter vivenciado a pesquisa nesta instituição, sabemos o valor que ela tem. Desejamos sucesso aos novos pesquisadores e esperamos que os projetos se transformem em ferramentas que mudem a vida da sociedade ”.
Após as apresentações iniciais, tivemos o uso coletivo do aplicativo Kahoot, aplicativo que transforma ensino em sala de aula em game de conhecimento e combina educação e tecnologia. Em seguida, tivemos uma mesa de debates formada por pesquisadores do CESMAC de três áreas de atuação, na Saúde, a Profa. Dra. Kristiana Mousinho, nas Humanas, o Prof. Ricardo Schneider e da área de exatas, a Profa. Danúbia Teixeira. Os três docentes falaram aos presentes sobre as experiências em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação.