PSIC Cesmac promove Seminário de Iniciação Científica

Apresentações aconteceram nos dias 12 e 13 de abril no Campus II da Instituição

18/04/2023 às 13h36

Nos dias 12 e 13 de abril de 2023, o Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC) do Centro Universitário Cesmac promoveu o Seminário de Iniciação Científica, evento no qual os alunos participantes do ciclo 2022-2023 apresentaram seus relatórios parciais, no Campus II  do Cesmac, sendo avaliados por uma banca examinadora, com vistas a contribuir com a finalização do projeto dentro do tempo previsto em cronograma e, também, de palestras importantes para o desenvolvimento da pesquisa científica, como “Postura e didática em apresentações acadêmicas”, ministrada pelo coordenador do PSIC, prof. Dr. Olavo Barbosa Neto, e a trajetória que pode ser percorrida na carreira acadêmica, desde a iniciação científica até etapas importantes na formação docente, ministrada pelo bolsista de produtividade do CNPq e professor do Cesmac, Prof. Dr. Rodney Kozlowski Azevedo.
Para o coordenador geral de pesquisa e pós-graduação, Prof. Dr. Giulliano Aires Anderlini, “os relatórios parciais de pesquisa sempre configuram oportunidade ímpar no processo formativo técnico-científico dos nossos jovens pesquisadores. Esse é um momento muito importante de troca de experiências e saberes entre os palestrantes, avaliadores convidados e nossos alunos.”
De acordo com o coordenador de pesquisa institucional e coordenador geral adjunto de pesquisa e pós-graduação, Prof. Dr. Fernando Wagner da Silva Ramos, “os alunos da Instituição são impulsionados a desenvolverem pesquisa de qualidade, orientados por professores com ampla experiência científica, de forma a colaborar na formação acadêmica e profissional dos alunos, inserindo-os nos grupos do Diretório de Pesquisa, obtendo representatividade junto ao CNPq”.
Segundo o coordenador do PSIC, “o evento abordou temas importantes para a formação científica dos alunos da Instituição e tem ampla relevância, no sentido de observar o andamento da pesquisa, identificando possíveis riscos de não finalização da mesma, para que possa haver intervenção, de forma a tornar viável a conclusão e apresentação dos resultados dentro do tempo previsto”.
Além das pesquisas voluntárias, o PSIC conta com bolsas oriundas de agências de fomentos, tais como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (FAPEAL) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq), bem como contrapartida institucional, com bolsas de fomento próprio.