CESMAC apoia Movimento de Empresas Juniores no desenvolvimento acadêmico

Projetos são apoiados pela Incubadora Empresarial Tecnológica – IET/CESMAC com a importante participação da Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas – FEJEA

16/10/2019 às 10h12

Na última semana, as Empresas Juniores integradas por alunos dos cursos, que fazem parte do Movimento de Empresa Júnior no Estado de Alagoas, participaram do processo de socialização das vivências para a grande equipe do Centro Universitário CESMAC, desde a gestão maior, com a presença dos reitores e gestores, além dos coordenadores das graduações.
A ideia foi apresentar como esse trabalho vem sendo desenvolvido com o importante apoio da Incubadora Empresarial Tecnológica – IET/CESMAC, coordenada por Kathia Rebelo. O objetivo foi fazer com que esse público compreenda o trabalho pedagógico de formação dos empreendedores e possam multiplicar esse movimento.

A iniciativa e apoio são importantes para possibilitar aos estudantes ainda no ambiente acadêmico a vivência de uma empresa com toda orientação e experiências resultantes, desde a criação, gestão de pessoas, regulações e execuções, estrutura, negociação, entre outras questões que fazem parte de todo esse processo.
A apresentação contou com a presença da presidente da Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas – FEJEA, Thays Oliveira, que destacou: “o movimento empresa júnior visa proporcionar uma experiência profissional ainda na faculdade. As universidades que apoiam as empresas juniores, sem dúvida, estão preparando melhor os estudantes para que já saiam aptos para uma realidade empreendedora e com essa importante vivência”.

De acordo com a coordenadora da IET/CESMAC, Kathia Rebelo, “as empresas podem acontecer de duas formas: iniciativa ou federada, que já integram a FEJEA. Tudo começa como inciativa, mas que se encaminha para a participação na federação, sendo muito importante, pois é um movimento nacional. A empresas sempre devem estar vinculadas a um curso de graduação. Portanto, se configura em uma iniciativa do próprio aluno”, explicou.
Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são: Fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação; Aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios acadêmicos; Gerir com autonomia em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico e Elaborar projetos de consultoria na área de formação dos alunos.

Confira a seguir as Empresas Juniores dos cursos de graduação do CESMAC e um resumo sobre o que desenvolvem:

Sapiência Empresa Júnior -  Recrutamento e processo seletivo, análise e descrição de cargos, treinamento e desenvolvimento, orientação vocacional, planejamento de estudo, cursos e palestras. EJ é do curso de Psicologia e tem como presidente a aluna Ana Luiza Soares de Omena.
Aliança Junior/Administração - Planejamento estratégico, análise financeira, projetos de marketing, gestão de pessoas, planejamento geral. EJ do curso de Administração e tem como presidente: Renan Oliveira da Rocha.
EMEC/Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo - Atua com desenvolvimento de Projetos em:  combate ao incêndio e pânico, elétrico, hidrossanitário, arquitetônico, interiores, paisagístico e de fachada. EJ dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. O presidente é o graduando Thomas Mano Viana.
EMED/Medicina -  Cursos voltados para pessoas físicas, acadêmicos e instituições de ensino, como pessoas jurídicas. A EJ é do curso de graduação em Medicina e tem como presidente o acadêmico Lucas Zloccowick de Melo Christofoletti.
Consult Ergon Jr – Fisioterapia Preventiva – Empresa Júnior do curso de Fisioterapia, presidida pela aluna Mikaelly Santos Miranda. Desenvolvimento voltado principalmente para prevenção. Avaliação funcional do trabalhador, do ambiente de trabalho, da ergonomia do trabalhador nesse ambiente, Diagnóstico de eventual disfunção causada ao trabalho, de falhas da ergonomia do ambiente, Intervenção por meio de encaminhamento desse trabalhador, caso necessário e/ou solicitado pelo cliente e ainda Promoção e orientação de saúde no trabalho.
PontesJud/Direito -  Elaboração e Revisão de Contratos; Regularização Cartorial; Consultoria e Assessoria no Âmbito Jurídico; Registro de Marca e Patente; Parecer Jurídico; dentre outros produtos no ramo do Direito Preventivo.     EJ do curso de Direito presidida pelo estudante Caio Cesar Maia Lins.