Projeto Amigo Vet do curso de Medicina Veterinária leva conscientização sobre Bem-estar Animal aos tutores de animais e em escolas

11/05/2023 às 14h02

No último sábado (6), os discentes do Curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário Cesmac, deram início ao projeto Amigo Vet no município de Pilar. A proposta é conscientizar tutores de animais além de crianças e adolescentes sobre o Bem-estar dos Animais Domésticos.
Na oportunidade, foi realizada uma explanação aos tutores dos animais atendidos durante o Projeto Pata Amiga da Prefeitura de Pilar, durante atividade do projeto na Escola Municipal Professor Arthur Ramos (CAIC), sobre assuntos relacionados ao combate aos maus-tratos, guarda responsável e hábitos que ajudam a manter a saúde dos animais. Além de sanar dúvidas sobre estes temas.
O Projeto de Extensão foi desenvolvido por discentes do Curso de Medicina Veterinária, sob orientação dos professores Marcos A. Vieira Filho, Cláudia Alessandra Alves Oliviera, Raissa Karolliny Salgueiro Cruz e Roberto Rômulo Ferreira da Silva, através do programa de Extensão Comunitária do Cesmac, que visa incluir os graduandos em atividades interdisciplinares além do ambiente acadêmico.
De acordo com a discente integrante do projeto, Maria Clara Portela, “o Amigo Vet é um meio de transformação. As novas gerações são importantíssimas para a construção gradual de uma sociedade mais consciente dos seus atos em relação aos animais”.

Ação contínua durante o ano
O projeto Amigo Vet terá continuidade nos próximos meses, desenvolvendo palestras e dinâmicas participativas, com abordagem de possível compreensão, sempre visando cada faixa etária do público abordado.
  Ensinar sobre o bem estar animal, em conceito e conscientizando o público de que vivemos em um ecossistema onde toda vida tem seu papel e importância, abordar de maneira interdisciplinar o desenvolvimento de uma consciência crítica e frisar a importância da participação na luta para trazer visibilidade ao tema; Gerar uma diminuição do abandono e dos maus tratos aos animais; Criar e disponibilizar conteúdo informativo nas mídias sociais.
Mobilizaremos a comunidade através de abordagem aos tutores e visitas as escolas levando bate-papos, palestras com ênfase na importância do bem-estar dos animais, ressaltando que os maus-tratos vão muito além de somente a agressão física e apresentando os direitos dos animais de forma lúdica através de uma metodologia participativa.
Serão criados conteúdo educativo nas redes sociais como posts, reels e live no Instagram e vídeos curtos no TikTok.