Projeto Integrador reúne várias atividades em dia de aprendizado

09/04/2019 às 15h38

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário CESMAC, coordenado pela Profª  Ma. Alice Cristina Oliveira Azevedo, entendendo a importância em levar aos graduandos atualizações que contribuam para sua formação profissional generalista e em atenção às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), promoveu um Projeto Integrador que corresponde a uma atividade acadêmica, utilizada como ferramenta de auxílio na construção de competências e habilidades além daquelas propostas, nas unidades curriculares com vista a integrar os conhecimentos indispensáveis à compreensão dos fluxos que estruturam a sociedade global associado a necessidade do desenvolvimento de atitudes inerentes ao campo profissional e social.
A proposta do Projeto, que aconteceu na Clínica e Fazenda Escola em Marechal Deodoro, dia 06, contou com instrumentos lúdicos, os quais visaram proporcionar uma atividade prazerosa e, ao mesmo tempo, educativa. A coordenadora da Clínica, Profª Dra. Muriel Magda Lustosa Pimentel disse que “o Projeto é um meio facilitador do compartilhamento de informações, fomentando o aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar, aprender a ser, empreender, transcender e construir saberes”.
A cada semestre um tema é trabalhado estrategicamente para o Projeto Integrador, a partir do contato com situações reais, que correlacionam os conteúdos transversais de forma específica ou geral, atuais, através de atividades dinâmicas e cooperativas, proporcionando a reflexão ativa das realidades sociais, étnicas e econômicas, além de proporcionar experiências de desafios coletivos. Nesse contexto houve gincana com a participação de todos os períodos, apresentação de peças teatrais com o histórico de cada tribo indígena que os discentes trabalharam e quiz (jogo de questionários que tem como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos sobre determinado assunto) com várias perguntas referentes ao tema.
O objetivo deste projeto foi despertar o espírito de cooperação, valorizar e estimular os aspectos intelectuais, desenvolver a criatividade, agilidade e dinamismo entre os discentes. Provocar reflexão dos estudantes sobre temas de conhecimentos, estimular os docentes à utilização de metodologias diversificadas e criativas como auxílio ao desenvolvimento integral nos domínios cognitivo, afetivo, psicomotor e social. Participaram vários docentes, entre eles, Isabelle Bastos, Gilsan Aparecida. Já a organização ficou com Kézia dos Santos Carvalho e Vilma Rocha Andrade Cruz.
Cooperação: Dra. Muriel Magda Lustosa Pimentel