Cesmac Sedia o XIII Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde: Promovendo Equidade e Valorização no SUS

Evento reúne profissionais renomados para discutir práticas de educação permanente e equidade no setor de saúde

09/11/2023 às 18h52

Na última terça-feira, dia 7, o auditório João Sampaio do Cesmac sediou o XIII Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde, um evento de alcance estadual que proporcionou uma valiosa oportunidade de atualização e troca de experiências sobre os temas mais relevantes na área da saúde. Sob o tema "Tecendo Redes para a Promoção da Equidade e Valorização das Trabalhadoras do SUS", o evento contou com o apoio do Cesmac, que se tornou parceiro ao sediá-lo. O seminário reuniu profissionais de saúde que atuam no SUS em todo o estado de Alagoas, contando com representantes da CIES Estadual, gerência estadual de saúde, Ministério da Saúde, Conselho Estadual de Saúde, entre outros.
 A mesa de abertura contou com a presença de importantes figuras, como Débora Moura Passos, assessora da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde; Gustavo Pontes, secretário da SESAU;  Andrea Loureiro, superintendente e coordenadora da CIES Estadual; Mayara Lopes, gerente de desenvolvimento e educação na saúde; Rodrigo Buarque, presidente do COSEMS; Alex João da Silva, presidente do CES; Ivonilda Maia, membro da CIES Estadual e coordenadora do curso de medicina do CESMAC; e Emanuelle Trindade, Superintendente da Escola de Governo.
Com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a importância da equidade de gênero, raça e etnia nos processos de trabalho, a temática deste ano concentrou-se em como as práticas de educação permanente nos serviços podem impulsionar essa ação. A programação contemplou temas como "Racismo Estrutural e Repercussões na Saúde das Trabalhadoras", "Educação Permanente como Ferramenta para Tecer a Equidade de Gênero, Raça e Etnia no SUS", "Equidade na Perspectiva de Gênero, Raça e Etnia", entre outros. Com a participação de ativistas de movimentos sociais, professores e doutores, o evento enriqueceu as discussões e contribuiu significativamente para o aprimoramento das práticas no setor de saúde.Parte superior do formulário