FECiAL Cesmac é marcada por intensa programação sobre o tema “Integrando Ensino e Pesquisa”

Terceira edição da Feira de Ciências de Alagoas realizada com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)

23/06/2021 às 13h17

Com intensa programação norteada pelo tema central “Integrando Ensino e Pesquisa”, a terceira edição da Feira de Ciências de Alagoas (FECiAL), promovida pelo Cesmac, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizou dez dias de atividades envolvendo palestras, gincanas de ciências, apresentação de trabalhos na área, oficinas, premiações e outras inúmeras atividades.

A abertura contou com a presença do vice-reitor e pró-reitor acadêmico - Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) - Dr. Fábio Guedes, apresentação cultural com o maestro Luiz Martins, e palestra sobre “O que você precisa saber sobre ciências para não se envergonhar”, com o Prof. Dr. Wendel José Teles Pontes (UFRP). A iniciativa objetiva promover a melhoria da qualidade do ensino de ciências (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Tecnológica), por meio da divulgação do conhecimento científico e tecnológico, interiorização e consolidação em consonância com as práticas inovadoras utilizando a Inteligência Artificial.

O projeto recebeu quase a nota máxima, gerando recursos em bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), com os trabalhos sendo avaliados durante o evento. Os projetos foram analisados por pesquisadores externos convidados pelo Cesmac, e serão desenvolvidos nas escolas em parceria com os professores das unidades, alunos de graduação e docentes do Stricto Sensu – coordenado pela Profa. Dra. Aldenir Feitosa, que também é a coordenadora da FECiAL.

O processo também inclui o Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA) – coordenado pelo Prof. Dr. Jessé Marques; Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS) – coordenado pela Profa. Dra. Sonia Ferreira; e ainda Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBiotec) – coordenado pela Profa. Dra. Valesca Luz.
A Gincana teve mediação do Prof. Dr. Jorge Luiz Lopes da Silva (UFAL), com tema como “A taxidermia como ferramenta nas coleções científicas e exposições dos museus”. Teve ainda os Biólogos Andrey Farias e Luana Carolina de Almeida Santos (Projeto Mar a vista), com o tema “Educação ambiental na Costa dos Corais” e ainda Curso de Formação para Professores do Ensino Médio e Fundamental da Rede de Ensino Pública de Alagoas, ministrado pela Profa. Dra. Aldenir Feitosa, entre outras atividades.

Quase 3 mil participantes entre alunos, professores das escolas do ensino médio e fundamental estadual, municipal e algumas particulares, aproveitaram toda a programação desenvolvida com foco nos eixos temáticos sobre: saúde, meio ambiente, direito, ensino, tecnologia e outros. O processo envolveu ainda as Tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) direcionadas para a educação como um todo, principalmente para o ensino básico.

Sobre essa realidade o coordenador do PPGASA relata: “Os professores são verdadeiros artistas, pois sabemos da dificuldade e do pouco recursos que os alunos têm para assistir às aulas. Recebemos bastante trabalhos apresentando as formas adotadas para suprir essa carência”, destaca Prof. Dr. Jessé Marques. A programação foi encerrada com premiações nas diversas categorias, além da apreciação e aprovação da FECiAL 2021, já que a terceira edição ainda foi referente ao ano passado, por conta da pandemia. Acesse o link e confira as premiações: Premiações FECiAL-

De acordo com a Profa. Dra. Aldenir Feitosa, “O projeto é de suma importância para a produção da ciência que gera resultado efetivo no fazer da educação como um todo. Fortalecer o ensino básico é estimular saberes e aprendizados para formar futuros profissionais cada vez mais qualificados. Outro ponto relevante em iniciativas como essas é reforçar a formação e valorização do professor de Ensino Médio e Fundamental da Rede de Ensino Pública de Alagoas, para que possa superar com êxito os desafios nesse processo”, conclui a docente. Confira a página da feira em https://ppgasacesmac.wixsite.com/fecial