A realização de sonhos nunca foi tão importante como em tempos de pandemia

A realização de sonhos nunca foi tão importante como em tempos de pandemia

14/05/2020 às 10h08

A formação em Arquitetura e Urbanismo pelo CESMAC foi um sonho realizado no início deste ano, com a colação de grau, que aconteceu no final de março. Um momento que vai ficar guardado na lembrança de José Carlos de Almeida Oliveira, que apresentou o Trabalho Final de Graduação – TFG, no final do ano passado.  O profissional atua há quase 20 anos no setor de Engenharia do CESMAC e, além da marcenaria, com produção de objetos utilitários e, até peças artísticas, como janelas, portas, armários, cadeiras, entre outros; também atua como carpinteiro, na execução de componentes estruturais mais gerais.

A solenidade de colação de grau aconteceu no Teatro Deodoro, com a mesa de honra presidida pelo Reitor do CESMAC, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, as coordenações do curso, docentes e ainda o Pró-Reitor Administrativo Dr. Iêdo Mendonça e o 2º Tesoureiro Estácio Valente.
“Só alegria e felicidade, por uma conquista que eu nunca imaginei alcançar. Ter a presença da direção do CESMAC foi uma honra para mim. Recebi o canudo das mãos do Reitor Dr. João Sampaio, e fico sem palavras para definir tamanha emoção e gratidão”, declara José Carlos.

O concluinte é conhecido pela dedicação ao trabalho, além da valorização dos colegas e dirigentes da Instituição, de onde veio o maior incentivo para a formação superior. Primeiro prestou vestibular para Engenharia Elétrica, mas o destino sempre o encaminhou para o que realmente gostava, até que, com o estímulo do Reitor Dr. João Sampaio, conseguiu a transferência para a graduação de Arquitetura e Urbanismo.
A trajetória de José Carlos é uma inspiração de vida: “não foi fácil no início, pois eu precisava conciliar o horário do trabalho com o da Faculdade. Eu tinha que realizar as minhas atribuições durante o dia e seguir estudar a noite, sempre superando o cansaço e focando no meu objetivo. Tudo que aprendi na graduação foi além do que eu imaginava, pois pensei em fazer Arquitetura e Urbanismo para aperfeiçoar os mobiliários e até para dar uma sofisticação ao que eu fazia, mas foi bem diferente. Hoje, eu estou preparado inclusive para projetar prédios de até dez andares”, detalhou.

De acordo com o Reitor, “A história de José Carlos se confunde com muitas outras. Pessoas que trabalhavam durante o dia e não tinham local para estudar a noite. A nossa Instituição nasceu com essa missão de ajudar as pessoas a se formarem no ensino superior no horário noturno. A iniciativa do Padre Teófanes, com certeza, foi um marco para a educação superior e para a vida dos trabalhadores que sonhavam com a formação acadêmica”, explica o Dr. João Rodrigues Sampaio Filho.
O Reitor afirma ainda: “estamos passando por um momento difícil, um período que exige adaptação, muita dedicação de todos e sobretudo esperança. Vai passar e vamos estar mais fortalecidos para retomar a dinâmica presencial em todos os sentidos. A história contada aqui serve para nos lembrar que devemos seguir nossos sonhos, acreditar e continuar lutando a cada dia. Os desafios nos ensinam e nos guiam para o caminho da superação. Parabéns aos formandos e a todos que estão superando os limites do distanciamento social, transformando a quarentena em aprendizado”, declara.