Abertura III COPNAT debate “Plantas medicinais do bioma caatinga e os desafios para a descoberta de novos medicamentos fitoterápicos”

Tema foi apresentado pelo grande pesquisador na área Prof. Dr. Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida da UNIVASF

10/08/2022 às 14h10

A solenidade de abertura do III Congresso Internacional de Produtos Naturais (COPNAT): Conhecimento Tradicional, Bioprospecção e Inovação Tecnológica, evento realizado pelo curso de Farmácia do Cesmac e a Liga Acadêmica de Plantas Medicinais (LAPLAM), debateu o importante tema “Plantas medicinais do bioma caatinga e os desafios para a descoberta de novos medicamentos fitoterápicos”.

O evento, que acontece até sexta (12), totalmente on-line e gratuito, tem a proposta de fazer os participantes entrarem no universo dos produtos naturais, além de promover um encontro com grandes pesquisadores da área, de renome local, nacional e internacional. A palestra magna de abertura foi proferida pelo grande pesquisador na área Prof. Dr. Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida. O convidado é farmacêutico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com mestrado e doutorado em produtos naturais e sintéticos bioativos pela mesma instituição e ainda pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.
O palestrante atualmente é professor do curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), onde coordena diversos projetos de pesquisa nas áreas de química e farmacologia de produtos naturais. Além disso é também bolsista de produtividade em pesquisa nível 1b pela área de farmácia no conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq).

A mesa de abertura contou com as seguintes presenças: vice-reitor e pró-reitor Acadêmico do Cesmac – Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório; pró-reitora Acadêmica Adjunta – Profa. Dra. Claudia Medeiros; coordenadora geral de graduação – Profa. Doutoranda Fabiana Suruagy; coordenadora adjunta de graduação e também farmacêutica – Profa. Ma. Samara Griz; coordenador geral de extensão – Prof. Dr. Rodrigo Guimarães; coordenadora do curso de Farmácia – Profa. Ma. valeria Lopes; coordenadora científica do congresso e da Liga Acadêmica de Plantas Medicinais - Profa. Dra. Saskya Araújo Fonseca; vice coordenadora da LAPLAM Profa. Ma. Renalva Macêdo; farmacêutico, docente do curso de Farmácia e membro da comissão organizadora – Prof. Dr. Thiago José Matos; e ainda o engenheiro agrônomo Prof. Dr. Clemens Rocha Fortes. Quem também participou da abertura foi a presidente da LAPLAM, Kethillyn Mayara Guimarães da Silva, e a vice-presidente Maria Vitória Ribeiro de Moraes Macedo, ambas representando todos os graduandos.

A cerimônia também contou com homenagem para o convidado e palestrante Prof. Dr. Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida, que recebeu do curso de Farmácia e da organização evento, o Prêmio de Honra ao Mérito. A iniciativa acontece para valorizar todo empenho, dedicação e atuação na área, feita por profissionais que são destaque no que fazem.

Acesse https://www.even3.com.br/iiicopnatlaplam/ para conferir toda a programação. Acompanhe a LAPLAM @laplamcesmac e o curso de Farmácia @farmaciacesmac no Instagram para ficar informado sobre as novidades na área.