ACALE realiza palestra com Prof. Dr. Júlio Furtado (UFRJ) no Cesmac

Reunião aconteceu essa semana com tema sobre “Educação Domiciliar – Homeschooling”

17/08/2022 às 12h47

O Evento marcou mais uma reunião acadêmica dos membros da Academia Alagoana de Educação (ACALE), em uma importante parceria com o Cesmac, acontecendo no Complexo de Inovações Pedagógicas da Instituição, nas chamadas salas invertidas. Com um layout diferenciado, o espaço recebeu acadêmicos, convidados e o palestrante Prof. Dr. Júlio Furtado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que falou sobre o tema “Educação Domiciliar – Homeschooling”, modelo voltado para o ensino médio.

O convidado também é pedagogo, psicólogo, professor de geografia, mestre em educação pela UFRJ, doutor em educação pela Universidade de Havana, diplomado em psicopedagogia, idealizador do Canal Sala dos Professores no Youtube, ex-reitor universitário, autor de diversos livros e artigos, já proferiu mais de duas mil e quinhentas palestras em mais mil cidades brasileiras e cursos para professores no Chile, Argentina, Uruguai e Portugal. É ainda consultor educacional, palestrante, escritor, professor de pós-graduação e do ensino básico.

Júlio destacou a origem do homeschooling, locais em que o formato é colocado em prática, quais os tipos, questões legais e como o Brasil se encontra nesse processo. “É importante ter o cuidado necessário com o radicalismo para se discutir esse tema, que é polêmico, destacando pontos positivos e negativos como: o  homeschooling atinge 0,07% dos alunos matriculados nas escolas brasileiras e mesmo que essa quantidade triplique, caso sua regulamentação seja aprovada, não alcançará 0,5% dos alunos, logo, não pode ser debatida como uma questão que trará alguma melhora para a educação brasileira. Além de ressaltar que pela ótima bio-pisco.social, a Educação Domiciliar não é recomendável, mas sob a ótima democrática, uma vez que Estado e Família dividem a responsabilidade no tocante à educação de crianças e jovens, conforme reza a Constituição; uma vez que a regulamentação garanta o acompanhamento e avaliação do processo pelo Estado e uma vez que 100% dos alunos não serão afetados por esse processo, fica a pergunta: por que proibir?”, explica. A conclusão com a provocação foi seguida do debate com os questionamentos dos participantes do evento.

O encontro contou com a presença das professoras Maria Adriana Teixeira Vilela, Elikeily Maria Gomes Pereira, Adeilda Pereira de Aguiar e Eliane Raimunda de Paula, todas do município de Quebrangulo. Teve ainda Izabel Melo, que foi coordenadora do Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED); Rita Hipólito e Leila Moreira, ambas foram consultoras do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na época da gestão da Profa. Ana Dayse na SEMED; Marli Vidinha, presidente do Conselho Estadual de Educação; Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, coordenador geral de Extensão do Cesmac, que representou os reitores Dr. João Sampaio e Prof. Dr. Douglas Apratto, no encontro; além dos Prof. Dr. Giulliano Anderlini, coordenador geral de Pesquisa e Pós-Graduação, e ainda o professor do curso de Psicologia e integrante da extensão universitária, Lucas Soares.

A reunião também foi acompanhada remotamente pelo presidente da Academia Petropolitana de Educação (Petrópolis/RJ), Ataualpa Pereira Filho; pelo presidente da Associação Brasileira de Educação no Rio de Janeiro, Paulo Alcântara; e ainda pelo presidente da Academia de Educação de Feira de Santana/BA, Josué Melo. Durante a abertura a presidente da Academia Alagoana de Educação, Profa. Ana Dayse Dória, destacou: “O Cesmac colocou toda sua infraestrutura a nossa disposição para que a gente pudesse difundir e mostrar a importância de que esse tema precisa ser discutido além das escolas, com aqueles que de fato têm haver com educação. A ACALE não podia se furtar de discutir e trazer essa temática para que possamos contribuir não apenas para a formação dos professores, mas para a sociedade, buscando entender o tema”, afirma a presidente.

A participação do Maestro Luiz Martins, regente do Coral Cesmac, integrante da Extensão Universitária do Cesmac, abrilhantou a abertura do evento. Acesse o link para conferir a toda a reunião: https://www.youtube.com/watch?v=3oUKXo_zwbc .