Acolhimento para estágio no SAMU garante prática segura aos acadêmicos de Medicina do Cesmac

Processo é coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP) do órgão e prepara para os futuros médicos para os cenários de atendimento

24/01/2022 às 14h28

Vivência da realidade médica com teoria e prática faz parte do processo de formação dos alunos de Medicina do Cesmac no estágio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A parceria da graduação continua sendo fortalecida a cada semestre, oferecendo importantes cenários de práticas, como o que teve início este mês, com 40 acadêmicos.

O Estágio acontece em Urgência e Emergência, sendo supervisionado pelo médico, pós-graduado em Clínica Médica e UTI, Luciano Timbó Barbosa. O processo de acolhimento de prática no SAMU é coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP) do próprio órgão, coordenado pelo Médico Kesley Garcia, que realiza o momento antes de qualquer prática, preparando os alunos para as cenas de traumas da melhor forma possível.

A iniciativa reforça a prevenção de acidentes com os estagiários no momento dos atendimentos, além de garantir ainda mais segurança para o paciente. No horário da manhã acontece a parte teórica, destacando conteúdos que envolvem trauma e clínica, incluindo questões sobre como agir ao chegar na cena, a melhor forma de conversar e examinar o paciente.

O período da tarde é reservado para a prática, destacando sobre como retirar um paciente de dentro das ferragens, como fazer um atendimento na chuva, como atender a um paciente inconsciente, entre outras questões. De acordo com o coordenador do Estágio em Urgência e Emergência, além do SAMU, os cenários de práticas dos alunos também incluem Hospital de Marechal, Hospital Geral do Estado (HGE), e UPA do Benedito Bentes. Cada local tem sua regra e forma de acolher. No caso do SAMU, esse acolhimento é muito válido e os acadêmicos saem com outra vivência de urgência e emergência pré-hospitalar”, finaliza Luciano Timbó Barbosa.