Ricardo Suruagy Motta, aluno do 5º período do curso de Medicina do Centro Universitário CESMAC, é o mais novo destaque da instituição no cenário científico internacional. Com apenas dois anos e meio de graduação, Ricardo teve seu trabalho aprovado para apresentação oral no EUROPCR, um dos mais importantes congressos de hemodinâmica do mundo, que ocorrerá entre os dias 20 e 23 de maio, em Paris. O evento reúne os maiores especialistas da área e será palco para a exposição de sua pesquisa intitulada "Intravascular Lithotripsy vs. Rotational Atherectomy for Calcified Coronary Lesions: A systematic review and an Updated Meta-analysis of Clinical Outcomes" (Litotripsia Intravascular vs. Aterectomia Rotacional para Lesões Coronárias Calcificadas: Uma Revisão Sistemática e uma Meta-análise Atualizada de Resultados Clínicos).
O trabalho foi desenvolvido em parceria com o professor Thiago José Matos Rocha, o cardiologista Marcos Danillo Peixoto Oliveira (orientador – EPM/UNIFESP), e outros colegas também do CESMAC. A pesquisa comparou duas abordagens de intervenção coronariana em pacientes com lesões calcificadas, contribuindo para a escolha de estratégias mais eficazes na redução da mortalidade por infarto. A importância e relevância do estudo foram reconhecidas internacionalmente, tanto que a pesquisa completa também foi aceita para publicação na prestigiada revista científica americana Catheterization & Cardiovascular Interventions – CCI, consolidando ainda mais o impacto do trabalho no meio acadêmico.
Ricardo também teve um segundo trabalho aprovado no maior congresso de cardiologia do mundo, o European Society of Cardiology + World Congress of Cardiology, que ocorrerá entre 29 de agosto e 1 de setembro em Madrid. O estudo, intitulado "Safety and efficacy of migalastat in Fabry’s disease treatment with cardiac impact: a systematic review and meta-analysis" (Segurança e eficácia do Migalastat no tratamento da Doença de Fabry com impacto cardíaco: uma revisão sistemática e meta-análise), reforça o comprometimento do estudante com a pesquisa científica e a inovação em saúde.
“Desde que eu iniciei a faculdade, sempre tive um apoio muito grande do CESMAC, com grandes professores, como a professora Kelly Cristina, o professor Laercio Pol Fachin e o professor Thiago Matos, que me ajudaram nesse envolvimento científico, que é fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissional de saúde”, destacou Ricardo. Sua trajetória acadêmica é um exemplo inspirador para estudantes e jovens pesquisadores, consolidando o incentivo da ciência de excelência e da formação de profissionais preparados para transformar a sociedade por meio do conhecimento.