Alunos do curso de Fisioterapia participam de Visita Técnica ao Hospital Portugal Ramalho

A atividade aconteceu na disciplina de Psicologia Aplicada à Fisioterapia, onde foi trabalhado o tema “Transtornos de Personalidade”

15/04/2019 às 14h41

Os alunos do curso de Fisioterapia realizaram uma visita técnica ao Hospital Portugal Ramalho sob supervisão da Profa. Cristiane Gomes de Souza. O objetivo foi orientar e sensibilizar o grupo na percepção sobre alguns aspectos da realidade de pacientes atendidos em hospital psiquiátrico e as atribuições do profissional fisioterapeuta nesse processo.
A atividade aconteceu na disciplina de Psicologia Aplicada à Fisioterapia, onde foi trabalhado o tema: “Transtornos de Personalidade”. Também foi objetivo ampliar a visibilidade dos aspectos psicológicos presentes entre pacientes e profissionais em hospital psiquiátrico, considerando-se as características potencialmente aversivas da situação de tratamento e as típicas manifestações comportamentais nesse contexto.
Outro ponto importante na ação foi conhecer e analisar como os comportamentos se revelam sobretudo no que tange a promoção e prevenção à saúde mental, para propor intervenções em cada situação, bem como as variáveis que os afetam, utilizando a visita para contribuir com análises e mudanças significativas entre a formação e para a práxis do futuro fisioterapeuta.
A intenção também foi desenvolver nos alunos competências e habilidades específicas como: atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o, entre outras coisas.
Durante a visita, foi observada a realidade de pessoas que possuem transtornos mentais que levam ao comprometimento de ações no cotidiano. Foi possível conhecer a rotina dos pacientes, da equipe multidisciplinar, bem como as atividades recreativas que os residentes e pacientes temporários participam no Hospital Escola Portugal Ramalho, especialmente atividades do profissional fisioterapeuta.
Com o trabalho foi possível apontar e promover tratamento fisioterapêutico incluindo: alongamentos dinâmicos e diários; avaliação e reeducação postural; exercícios aeróbicos (dança, esportes, entre outros); mecanoterapia e terapia manual para ganho de amplitude, marcha, diminuição do quadro álgico e contraturas.