Café com Nafri: Uma Iniciativa de Discussão Étnico-Racial no Cesmac

Primeiro encontro aborda letramento racial para profissionais de saúde e reúne acadêmicos e profissionais em roda de conversa interativa.

22/08/2024 às 16h44

O Café com Nafri, uma nova iniciativa idealizada pelos projetos de extensão MEDNafri e NUTRINafri do Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e Direitos Humanos (NAFRI-DH) do Centro Universitário Cesmac, iniciou suas atividades no último dia 19. O evento, que acontecerá mensalmente na última segunda-feira do mês, às 18h, tem como objetivo promover debates e capacitações sobre temáticas ético-raciais voltadas à área da saúde e afins, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
A primeira edição do Café com Nafri ocorreu na sala de aula invertida do Campus IV do Cesmac, reunindo cerca de 40 participantes, incluindo estudantes de diversos cursos como Nutrição, Medicina, Enfermagem, Pedagogia, Fisioterapia e Direito, além de docentes e profissionais da saúde de Maceió. O evento foi marcado por uma roda de conversa interativa e um café da tarde, onde a temática central foi “Reflexões sobre letramento racial para profissionais de saúde”. A discussão foi mediada por Mônica Guimarães, psicóloga do Instituto do Negro de Alagoas (INEG-AL) e coordenadora do Grupo de Trabalho Permanente de Diversidade e Inclusão CBTU-AL.
A próxima edição do Café com Nafri está marcada para o dia 30 de setembro, às 18h, e terá como tema “Avanços históricos e conquistas dos direitos para a população LGBTQIA+”. O evento é aberto a alunos de todas as áreas de graduação, professores do Cesmac, colaboradores e profissionais de saúde, mediante inscrição. Mais informações podem ser obtidas nos perfis do Instagram @mednafridh e @nutrinafridh.