Carnaval do Projeto Crescer CESMAC garante alegria dos idosos com o “Bloco Melhor Idade na Folia”

Festa reuniu quase 160 idosos, com direto a passeio pelas ruas de Maceió na Carreta Cultural

20/02/2020 às 13h25

O clima do carnaval tomou conta do Projeto Crescer, obra social do Centro Universitário CESMAC, que hoje também integra os programas da Coordenação Geral de Extensão, promovendo prática efetiva para aos acadêmicos da área de saúde e ainda o reforço na formação humanística e voltada para a Responsabilidade Social.
A folia teve a participação de quase 160 idoso, mais de 20 acadêmicos do CESMAC Integrado - que reúne graduandos dos cursos de saúde, docentes e toda a equipe do Projeto Crescer. A programação começou no auditório do Laboratório Farmácia Escola, onde a concentração foi garantida.

O “Bloco Melhor Idade na Folia” saiu da Praça do Centenário e seguiu com o desfile por toda orla da cidade, até a praia de Jatiúca. Por onde passou a festa foi garantida com muita animação ao som de marchinhas, frevo e samba. Este ano a festa contou com a parceria do Projeto Carreta Cultural, uma iniciativa do empresário Antônio Schimaneski Júnior.
O grupo entrou no clima e não faltaram as variadas fantasias de columbina, palhaço, marinheiros, índia, melindrosas, baianas, Carmen Miranda, anos 60, folguedos alagoanos, florista, Minnie, passista de frevo e muito mais.
A festa, que marca as festividades dos 25 anos do Projeto, contou ainda com a presença da Presidente da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade - ABCM I / AL, Sra. Lúcia Lemos. O reinado do Momo, eleito pelos integrantes do Projeto, coroou Dona Frutuosa Teixeira (associada e fundadora do Projeto Crescer) e o Sr. Silvano Ferreira, como Rei e Rainha do Carnaval 2020 do Projeto Crescer.

Projeto Crescer
O Projeto Crescer lançou os primeiros cuidados no ano de 1995, com um grupo de idosos que começou a se reunir em uma sala da Instituição. As comunidades do entorno demonstravam a carência de atenção para os moradores, quando o CESMAC escutou esse grito de socorro.
As crianças precisavam de escolas, os jovens necessitavam de orientação para fugirem do mundo da marginalidade, e os idosos, também necessitavam de apoio e dignidade. Dessa forma, a iniciativa confirma a valorização das ações sociais feitas pelo CESMAC, com a Alfabetização para as crianças na Escolinha Professor Elias Passos Tenório, o Grupos de Jovens, Mulheres e Bordado, além do Coral “Flor da Idade”, proporcionando qualidade de vida aos idosos.
A ação social também é um importante campo de práticas para os estudantes de todos os cursos da área de Saúde, com o CESMAC Integrado. São 25 anos atuando na prestação de serviço para a comunidade do entrono da Instituição.
A equipe do Projeto é composta por:
Brancildes Galdino da Silva - Diretor
Silvino Costa Ferro - Coordenador