Centro de Pesquisa Clínica CESMAC/ Hospital do Coração de Alagoas participa do Meeting de Investigadores do Estudo Optimal Diabetes, em São Paulo

No Brasil, foram escolhidos 30 centros de pesquisa para participar do evento, incluindo a Instituição

03/06/2019 às 14h36

O Centro de Pesquisa Clínica CESMAC/ Hospital do Coração de Alagoas teve presença marcante no Meeting de Investigadores do Estudo Optimal Diabetes. O encontro aconteceu na última semana, em São Paulo, com a presença do investigador principal, Dr. Marco Mota, da co-investigadora Profa. Mestra Janiffer Lacet e ainda da coordenadora do Centro profa. Dra. Annelise Paiva.
O Estudo recebe incentivo do Mistério da Saúde, sendo coordenado pelo investigador principal de maior respeito e credibilidade no Brasil, Dr. Otavio Berwanger, Diretor da Academic Research Organization do Hospital Israelita Albert Einstein e Investigador Principal do Comitê Diretivo do Estudo Optimal.
No Brasil, foram escolhidos 30 centros de pesquisa para participar do evento. O estudo já é considerado um dos mais importantes com diabéticos no mundo e vai procurar dar uma resposta, que até agora ainda não foi possível, sobre “Qual seria a pressão ideal para o tratamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, 120 ou 140?
Os estudos SPRINT (não incluiu população diabética) e ACCORD (também não conseguiu dar resposta pelo resultado não ter tido significância estatística)  foram dois outros grandes estudos realizados no sentido de discutir meta de pressão, e agora o Optimal Diabetes segue no caminho para essa resposta.  
Para o investigador principal do Centro de Pesquisa Clínica CESMAC/ Hospital do Coração de Alagoas, Dr. Marco Mota, “a Instituição se sente muito honrada em participar de um evento desse porte. Para se ter ideia da dimensão dessa participação, dos 30 Centros de Pesquisas escolhidos em todo o Brasil, apenas quatro foram da região Norte/Nordeste, incluindo Fortaleza, Bahia, Pernambuco e Alagoas, sendo todos do ambiente universitário, entre eles a nossa Instituição”, destacou.

O pesquisador disse ainda, “somos o primeiro a ter protocolo liberado pelo Comitê de Ética da Instituição. O processo está sendo ajustado, mas com o estudo será possível a contratação de médico, por pelo menos quatro anos, período previsto para o estudo ser desenvolvido, com bolsa e coordenação de centro. O objetivo é incluir 25 pacientes por mês, com período de recrutamento de um ano. Estamos muito felizes, pois é uma conquista muito especial”, declarou.
O Centro vai participar ainda do subestudo “Optimal MRPA”, com isso será possível desenvolver uma nova forma de trabalho chamada “Hub”, onde o local tem autonomia para fazer outros projetos, com possibilidade de ampliar para professores e alunos que queiram participar de atividades do projeto. Com a iniciativa, a Professora Mestra Janiffer Lacet (co-investigadora) tem a possibilidade de desenvolver a tese de doutorado no Optimal.