Cesmac conquista novo Qualis-Capes em períodos de referência nacional

O Qualis Periódicos é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos

03/02/2023 às 10h11

O Cesmac já inicia 2023 com a marca da qualidade continuada das produções de artigos e publicações importantes com classificação B1 em dois periódicos de referência nacional. A conquista aconteceu no novo Qualis-Capes (Quadriênio 2017-2020) - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em Psicologia & Saberes e Revista Eletrônica Direito e Conhecimento.
 O Qualis Periódicos é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Psicologia & Saberes é uma publicação que coroa o esforço dos docentes do curso de psicologia do Cesmac em realizar um debate científico amplo. O periódico é um registro que vai além se configurando como um espaço que institui um diálogo entre a subjetividade do conhecimento psicológico e os diversos saberes das outras ciências que também contribuem para o desenvolvimento de uma interdisciplinaridade cada vez mais premente na cultura acadêmica brasileira. O periódico determina um campo que faz irromper a discussão e a postura crítica que a ciência de forma geral necessita para instigar o desenvolvimento social.

A publicação envolve as seguintes áreas de avaliação: administração pública e de empresas; ciências contábeis e turismo; arquitetura, urbanismo e design; ciências ambientais, educação; enfermagem; ensino; história; interdisciplinar; matemática, probabilidade e estatística; medicina II; odontologia; psicologia e ainda saúde coletiva. Acesse o link e confira: https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia .
A Revista Eletrônica Direito e Conhecimento é uma publicação semestral exclusivamente virtual da Revista de Direito do Cesmac, Faculdade do Agreste, com acesso público e gratuito. Foi instituída com a missão de estimular a difusão do conhecimento através do desenvolvimento do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão). O objetivo é ainda estimular a difusão do conhecimento jurídico e a evolução da doutrina nacional através de estudos e pesquisas científicas realizadas no Direito, além de desenvolver os projetos de extensão e ensino jurídicos por meio da difusão dessas experiências. A publicação envolve as seguintes áreas de avaliação: ciências ambientais; linguística e literatura, odontologia e psicologia. Confira no link:https://revistas.cesmac.edu.br/dec.  As publicações também podem ser conferidas no Portal de Periódicos do Cesmac, acessando o link: https://revistas.cesmac.edu.br/ .

Mais sobre Qualis-Capes
O Qualis-Capes é um sistema que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.
O método de análise foi criado para classificar a qualidade dos artigos stricto sensu e das pesquisas científicas. Como resultado, uma lista com a classificação é disponibilizada e pode ser acessada por quem deseja conhecer os periódicos que apresentam um bom conteúdo.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf