Cesmac divulga Nota de Esclarecimento sobre caso da aluna de Medicina
Conforme estabelece Regime Disciplinar do Estatuto da Instituição, a Coordenação vai conduzir a apuração ouvindo e consultando os Colegiados competentes, em reunião que acontece a partir das 10h30 de hoje
09/02/2022 às 11h13
O CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC vem a público esclarecer que deu início ao Processo Administrativo Interno para apuração da conduta da estudante do 9º período do curso de Medicina que fez referência, em redes sociais, ao atendimento de paciente em Unidade de Urgência onde desenvolvia atividades de estágio sob supervisão em regime de internato.
A Instituição informa que tomou conhecimento a respeito do caso por meio de capturas de tela feitas por outros estudantes e postadas em grupos de aplicativo de mensagem.
A Coordenação do Curso, tão logo cientificada do fato, iniciou a apuração com vista em avaliar e mensurar a gravidade da atitude da aluna, notadamente, no que concerne a suposta infringência a princípios éticos que norteiam o exercício de tão nobre e importante missão já a partir da preparação acadêmica.
Conforme estabelece o Regime Disciplinar do Estatuto da instituição, a Coordenação vai conduzir a apuração ouvindo e consultando os Colegiados competentes.
A aluna deverá ser convocada a apresentar sua versão sobre os fatos, respeitando o direito universal ao contraditório e à ampla defesa.
O CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC repudia veementemente qualquer postura inadequada e fora dos padrões de ética, elemento primordial na excelência da formação médica, reforçando que todo paciente é digno de respeito, atenção e acolhimento.
A aluna, por prudência e cautela, foi afastada preventivamente das suas atividades acadêmicas pela Coordenação do Curso e pela Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro até que a apuração seja concluída e os fatos devidamente esclarecidos, o que deverá ocorrer com a brevidade que o caso recomenda.