CESMAC é primeiro colocado no III Concurso do Júri Simulado da OAB/AL

A vitória garantiu participação no Torneio Nacional, que acontece no mês de novembro, em Brasília

28/08/2019 às 15h13

Na manhã desta quarta-feira, 28, o Reitor do Centro Universitário CESMAC, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, acompanhado de dirigentes da IES, recebeu a coordenação, professores e a equipe de alunos do curso de Direito, que foi vencedora no III Concurso do Júri Simulado, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas – OAB/AL.
A final desta edição, que homenageou um dos maiores criminalistas do Estado, o saudoso desembargador José Fernando Lima Souza, mais conhecido como Fernando Tourinho, foi realizada na última sexta-feira, dia 23, na sede do órgão. A vitória já garantiu a participação do CESMAC no Concurso Nacional de Júri Simulado, que acontece no mês novembro deste ano, em Brasília.

O concurso é uma iniciativa da Escola Superior de Advocacia (ESA) e aberto para todas as instituições de educação superior, que ofertam o curso de Direito. A terceira edição está sendo considerada recorde, com a participação de oito faculdades, o que também tornou a disputa ainda mais difícil.
De acordo com o Reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, a formação tem um importante significado nesse processo. “O resultado é fruto do que formamos aqui no CESMAC. O produto da trajetória acadêmica e da qualidade dos nossos docentes, com certeza, é um grande diferencial”, afirmou.
O professor Thiago Mota, que orientou a atividade, reforçou os reflexos dessa participação vitoriosa. “Os alunos tiverem um caminho árduo, com preparação acontecendo desde junho, incluindo análise de processos, oratórias e discussões sobre a postura mais adequada para se portar e quais as estruturas dos procedimentos do plenário. A equipe está colhendo o resultado de muito esforço e dedicação”, detalhou.
Para o coordenador do curso de Direito, Prof. Afrânio Roberto, “a vitória é um estímulo para todos os alunos, além de um aprendizado espetacular, pois concorremos com inúmeras instituições e conseguimos o primeiro lugar. Ganhamos a medalha de ouro e ainda um dos destaques de oratória”.
O Júri Simulado é uma iniciativa da seccional alagoana, que foi adotada pelo Conselho Federal. O objetivo é estreitar a relação entre teoria acadêmica e prática jurídica real, possibilitando ao profissional em formação o contato com os casos ocorridos, que são da competência do Tribunal do Júri. Além disso, cultiva e incentiva o espírito do embate jurídico aos estudantes, desenvolvendo, o exercício do contraditório. O concurso também reforçou a importância do papel social, com a arrecadação de 450 kg de alimentos e cerca de 150 latas de leite, que serão doados para instituições de caridade.

Para Eduardo Soares, que faz o 8º período, as orientações e experiência da prática são de extrema importância. “Com certeza toda essa vivência será de grande valia quando estivermos no exercício da profissão. Aprender na prática e receber dicas primordiais fazem a diferença na formação”.
Já Carolina Boner, que faz o 10º período, reforça a riqueza da atividade. “Tanto para o pessoal, quanto o profissional, essa experiência foi muito enriquecedora. Tivemos a oportunidade de trabalhar verdadeiramente em equipe e todos se dedicaram e se empenharam para a conquista. Sem falar no apoio que recebemos dos professores orientadores, com vivência de escritório, como forma de preparação, que também contou com a parte jurídica, mas sobretudo com a emocional”, explicou.
Para Daniela Colatino, do 8º período, que também integrou a equipe de estudantes, “Avaliamos que fazer parte dessa prática e todo o significado que vem acompanhado, é de suma relevância para nossa formação. Uma experiência, de fato, muito válida”, salientou.
João Pedro Santos Marques da Silva, do 9º período, ficou em terceiro lugar no destaque de oratória que integra o concurso. Um reforço da qualidade dos graduandos e do próprio curso de Direito do CESMAC. Também integraram a equipe vencedora o aluno do 8º período Carlos Eduardo da Silva Soares, além de Hygor Basilio de Lima do Valle e Beatriz Vasco, do 7º período.