O Centro Universitário Cesmac inaugura, no próximo dia 26 de agosto, o Centro de Laser em Saúde (CLS), um espaço dedicado à pesquisa, ensino e prática clínica com tecnologia a laser. A iniciativa tem a coordenação da professora Dra. Catarina Rodrigues Rosa de Oliveira, idealizadora do projeto e egressa da instituição, em parceria com a Dra. Patrícia Moreira de Freitas Costa e Silva, da Universidade de São Paulo (USP), que estará presente na cerimônia de inauguração.
A criação do CLS nasce inspirada na experiência de quase três décadas do Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO), fundado em 1995 pelo professor Dr. Carlos de Paula Eduardo na Faculdade de Odontologia da USP. Considerado referência mundial na área, o LELO reúne infraestrutura de ponta com consultórios, laboratórios e cerca de 60 equipamentos de luz, sendo responsável por milhares de atendimentos clínicos e dezenas de pesquisas de relevância internacional em temas como hipersensibilidade dentinária, mucosite oral, herpes labial, paralisias faciais e disfunções temporomandibulares.
O grande diferencial do Cesmac será a abrangência, o Centro de Laser em Saúde terá atuação ampliada, contemplando inicialmente os cursos de Odontologia e Medicina, com perspectivas de expandir seu alcance para outras áreas da saúde.
Para a professora Catarina Rosa, que além de docente é ex-aluna da instituição, a inauguração marca um momento histórico. “É uma grande conquista para todos os que fazem o Cesmac. Estamos abrindo caminho para que nossos estudantes tenham uma extensão com acesso a novas tecnologias e, futuramente, possamos ampliar ainda mais essa troca de experiências com a USP, promovendo a cooperação acadêmica entre ambas as instituições, com a possibilidade de intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes, além da elaboração conjunta de projetos de pesquisa, publicações acadêmicas, organização conjunta de eventos científicos e culturais, e coparticipar de cursos e disciplinas”, afirmou.
Com a inauguração do CLS, o Cesmac reafirma seu compromisso com a inovação e com a formação de profissionais capazes de integrar ciência, tecnologia e prática clínica em benefício da saúde.