Cesmac integra ação do Ministério dos Direitos Humanos e presta orientação jurídica em mutirão social

02/03/2026 às 20h57

O Centro Universitário Cesmac, por meio do curso de Direito, participou no último sábado (28) do mutirão Direitos Humanos na Comunidade, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com a Justiça Federal e outras instituições. A ação reuniu diversos serviços voltados à população, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atendimentos jurídicos, orientações e emissão de documentos essenciais.

Durante o evento, o Cesmac levou suas duas unidades do Escritório Jurídico para prestar atendimento direto à comunidade, reforçando o compromisso institucional com a formação prática dos alunos e com a promoção do acesso à Justiça.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas do Cesmac, professor Marcos Joel, a participação na iniciativa amplia o alcance social da universidade e fortalece a atuação acadêmica. “Nós participamos dessa grande ação do Ministério dos Direitos Humanos juntamente com a Justiça Federal, onde trouxemos aqui o escritório jurídico, as duas unidades de escritório jurídico, para justamente fazer o atendimento ao público, dando orientações jurídicas com relação aos procedimentos da Justiça Federal e também da Justiça Estadual”, destacou.

Além das orientações jurídicas, o mutirão ofereceu serviços como emissão de documentos de identidade, regularização de título de eleitor e encaminhamentos para atendimentos sociais, concentrando em um único espaço demandas essenciais para a garantia de direitos básicos.

Para a professora Priscila Porto, a experiência vai além da prestação de serviço e representa um momento de aprendizado significativo para os estudantes. “Aqui no Direitos em Movimento, a ouvidoria itinerante é muito importante tanto para a instituição quanto para os alunos que estão participando dessa grande ação. É um atendimento de pessoas em vulnerabilidade que precisam de serviços sociais, como emissão de identidade e título de eleitor. Para a vivência acadêmica, isso é muito importante”, afirmou.

Os alunos também ressaltaram o impacto social da atividade. João Roberto, estudante do curso de Direito, enfatizou o caráter formativo e solidário da ação. “Nós, alunos do Cesmac, recebemos esse convite da Secretaria dos Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos, para auxiliar nesse evento. Essa assistência social, essa assistência à comunidade é muito importante. E é muito significativo ver o Cesmac auxiliando nisso”, disse.

A participação no mutirão reforça o papel do Cesmac como instituição que integra ensino, prática e responsabilidade social, aproximando a formação jurídica das reais necessidades da população e contribuindo diretamente para a efetivação dos direitos humanos na comunidade.