Foi lançada oficialmente a Rede Alagoana Faça Ciência na Escola (RAFC), uma iniciativa pioneira voltada à promoção do letramento digital e da educação científica em escolas públicas do estado. A ação faz parte do Programa Faça Ciência na Escola, que tem como executora a equipe do Centro Universitário CESMAC e como instituições parceiras a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A proposta também conta com a participação das Secretarias Municipais de Educação de São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios, além da Gerência Regional de Educação de Arapiraca (GERE), contemplando 15 escolas públicas alagoanas.
Com o objetivo de transformar o ambiente educacional e aproximar os estudantes do universo científico e tecnológico, a rede prevê a implantação de laboratórios maker nas escolas participantes, além da criação de Clubes de Ciência e do Circuito Cientista na Escola, fomentando experiências práticas que estimulem a curiosidade, o raciocínio crítico e o pensamento criativo. Professores e alunos serão capacitados por meio de bolsas de pesquisa e extensão, e diversas ações integradoras, como feiras, mostras, olimpíadas de robótica e hackathons STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), farão parte do calendário das instituições envolvidas.
A RAFC é um marco para o fortalecimento da ciência no interior de Alagoas, apostando na articulação entre escolas da educação básica e instituições de ciência e tecnologia. Além de formar novas gerações de estudantes cientificamente engajados, a rede busca estimular vocações científicas, apoiar projetos baseados na ciência cidadã e ampliar o engajamento público com a ciência. A expectativa é que, com o apoio do CESMAC e dos demais parceiros, o programa se consolide como referência na popularização científica e na valorização da educação transformadora em todo o estado.