CESMAC Recebe Secretário de Ciência e Tecnologia

Visita destaca projetos tecnológicos e parcerias estratégicas, promovendo a integração entre ensino superior e básico em Alagoas.

28/05/2024 às 18h26

Na última quinta-feira, 23 de maio, o secretário de ciência e tecnologia do estado, Silvio Bulhões, visitou o Centro Universitário CESMAC com o propósito de conhecer as ações de inovação tecnológica educacional desenvolvidas pela instituição e os espaços onde ocorrem. Durante a visita, o secretário foi apresentado ao Núcleo de Robótica e ao Núcleo de Inovação Tecnológica. O Prof. Mozart de Melo Alves Junior destacou os produtos e processos tecnológicos desenvolvidos ou em desenvolvimento, enquanto a Profª. Aldenir Feitosa dos Santos apresentou o Complexo Laboratorial de Pesquisa Enaura Quixabeira, enfatizando as parcerias com a Fapeal e o CNPq para aquisição de equipamentos e materiais essenciais para as pesquisas de mestrado e doutorado.
Os espaços de atendimento médico à comunidade foram apresentados pelo Prof. André Falcão Pedrosa Costa e pela Profª. Alessandra Nascimento Pontes, que ressaltaram a importância da inovação tecnológica na saúde. O secretário também foi recebido na reitoria pelo Prof. Douglas Apratto Tenório, Profª. Cláudia Medeiros, Dr. Estácio Ramos, Dr. Iedo Batista e outros pró-reitores e diretores. Durante esse encontro, discutiu-se a indispensável parceria entre o CESMAC e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, destacando a cessão de uma sala no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT) para a implantação do Laboratório Inovar e Integrar.
O Laboratório Inovar e Integrar é uma iniciativa do CESMAC para promover a integração e difusão de conhecimentos e tecnologias entre Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), representadas pelo CESMAC, e as escolas de ensino básico e técnico de Alagoas. Esse projeto visa aproximar esses dois segmentos importantes da educação e da sociedade alagoana, facilitando a troca de saberes e ações entre o ensino superior e básico. A parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia é crucial para concretizar essa proposta, promovendo a inovação tecnológica e a formação de profissionais competentes para atuar na sociedade.