CESMAC recebe Sessão de Julgamentos da Câmara Criminal do TJ/AL
Cerca de 300 estudantes acompanharam a sessão do auditório Íris II e em salas com transmissão ao vivo
14/11/2019 às 15h49
Na noite desta quarta-feira, 13, o auditório Íris II, localizado no Campus III, estudantes de direito do CESMAC e comunidade geral tiveram a oportunidade de assistir uma sessão real de julgamentos da câmara criminal do TJ/AL. O ato marcou o início do projeto "Aproximando a justiça criminal da Sociedade."
Além do auditório Íris II, os quase 300 estudantes também puderam acompanhar o evento em mais duas sala de aula por transmissão ao vivo aos 12 julgamentos criminais que estavam em pauta. A câmara criminal é formada por quatro desembargadores: o Dr. Washington Luiz Damasceno Freitas (presidente), o Dr. Sebastião Costa Filho, o Dr. José Carlos Malta Marques e o Dr. João Luiz Azevedo Lessa. A sessão contou ainda com a presença do Subprocurador geral de justiça, Dr. Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.
Antes do julgamento ser iniciado, o doutorando em Educação, mestre em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), servidor do Poder Judiciário e professor da Faculdade CESMAC do Agreste, em Arapiraca, Nigel Malta, explicou os aspectos regimentais de julgamento criminal.
Segundo o presidente da câmara criminal, Desembargador Washington Luiz, é expandir ainda mais os trabalhos e a interação com a academia. "Nós faremos sessões não só nas faculdades de todo o estado como nas cidades polos de Alagoas, julgando processos das comunidades, das proximidades, de forma que os estudantes, as pessoas, a sociedade em geral, poderá apreciar, ver de perto como um julgamento acontece, como é que o TJ/AL se posiciona”, explicou o desembargador.
Com uma fala de boas-vindas, o reitor João Rodrigues Sampaio Filho, afirmou "Nos sentimos muito lisonjeados em ser a instituição escolhida para implantação desse projeto que aproxima o Tribunal das universidades", destacou o Dr. João.
Também acompanharam a sessão, o Vice-Reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, o desembargador eleitoral do TRE/AL e conselheiro da Fejal, Dr. Orlando Rocha Filho, o coordenador do curso de direito, Prof. Afrânio Roberto, além de docentes dos cursos de direito do CESMAC em Maceió e Arapiraca, servidores do Tribunal e advogadores que participaram das sustentações orais.