Cesmac reforça Homenagem ao Pesquisador e Doutor em História de Alagoas Moacir Medeiros de Sant´Ana

O Professor faleceu no último domingo (13), deixando um importante legado para os alagoanos

18/11/2022 às 11h29

O Cesmac reforça as homenagens ao Professor, Pesquisador e Doutor em História de Alagoas Moacir Medeiros de Sant´Ana, que faleceu no último domingo (13), deixando um importante legado para os alagoanos. Na segunda (07), a Instituição realizou o lançamento de livros coletivos, na abertura da Feira Cultural – “Cesmac na Rua”, constando na lista a obra “História do Modernismo em Alagoas (1922-1932)”, de Moacir Medeiros de Sant´Ana, publicada pela Editora Cesmac.

O momento contou com a presença da esposa Iris Medeiros de Sant'Ana e da filha Ana Roberta Medeiros de Sant´Ana, que representaram o autor pela impossibilidade do comparecimento por conta das questões de saúde. Moacir já havia recebido uma justa homenagem do Cesmac em março de 2019, sendo incluído no corredor cultural, com o objetivo de intensificar a valorização da intelectualidade alagoana. A Galeria Externa Tributo à Inteligência Alagoana, lançada pelo Cesmac, fica na Rua: Da Harmonia, parede lateral do Campus I – Prof. Eduardo Almeida Biblioteca, ao lado da Biblioteca Central.

Moacir era reconhecido nacionalmente pelas pesquisas e escritos. Ocupava uma cadeira na Academia Alagoana de Letras e foi eleito ainda para Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Além disso, foi nomeado como sócio correspondente do Instituto Arqueológico e Histórico de Pernambuco. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura de Alagoas. Em 2002, quando ainda dirigia o APA, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lhe concedeu o título de Doutor Honoris Causa. Ainda estudante foi assessor da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar de Alagoas. Já em 1961, Moacir tomou posse como primeiro diretor do Arquivo Público de Alagoas.
Em entrevista ao site História de Alagoas, onde falou sobre a trajetória do primeiro diretor do Arquivo Público de Alagoas, o também historiador, vice-reitor e pró-reitor acadêmico do Cesmac, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório afirmou: “É uma referência para todos nós. Viva Moacir, orgulho de Alagoas”.