CESMAC sedia abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 em Alagoas

Evento acontece de 21 a 27 de outubro com programação em todo Estado

18/10/2019 às 14h47

A Instituição recebe a abertura e também atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT, de 21 a 27 deste mês. A abertura será realizada no dia 21, a partir das 9h da manhã, com café da manhã no Complexo de Inovações Pedagógicas – Salas Invertidas do Centro Universitário CESMAC, seguindo de atividades no local, incluindo as seguintes mesas redondas: Base Socioeconômica da Conservação Biocultural - Richard Ladle; Integração da conservação e o bem-estar social: a experiência bem-sucedida da Amazônia - João Campos-Silva; Quanto vale a sociobiodiversidade? Reflexões a partir de cadeias produtivas de PANC arbórea - Rafael Ricardo Vasconcelos da Silva e a oficina sobre Iniciação Científica, Robótica e Educação Inovadora, Wilmar Rabelo Costa – com alunos da Escola Estadual Edmílson Pontes.
A coordenação geral do evento é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência (CGPC), com coordenação estadual da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação – SECTI/AL. A SNCT em Alagoas conta ainda com o apoio 38 diversas instituições do Estado através de um comitê gestor.
A semana conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.
A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem conhecimentos sobre o tema geral do evento “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
Palestrantes
Sobre os palestrantes que irão participar da programação após o ato solene de abertura, o professor, pesquisador e cientista Richard Ladle é doutor em Ecologia pela University of Oxford e possui vasta experiência em conservação, biogeografia e ciência ambiental. Também com formação em ecologia, João Campos-Silva traz um pouco de sua experiência em Ictiologia, a ciência que estuda os peixes. O doutor em ciência florestais Rafael Ricardo Vasconcelos possui trabalhos relacionados a políticas ambientais, unidades de conservação, dendrologia e arborização. O servidor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Wilmar Rabelo, é professor de Robótica e atua nas áreas de Comunicação, Educação e Desenvolvimento Comunitário.