CESMAC segue na importante missão de formar profissionais que trabalham durante o dia

José Carlos conseguiu se formar em Arquitetura e Urbanismo e serve de inspiração de vida, principalmente nessa época natalina

19/12/2019 às 15h16

A história do colaborador da Marcenaria, ligada ao setor de Engenharia do Centro Universitário CESMAC, José Carlos de Almeida Oliveira, se confunde com muitas outras, que têm a marca da superação para conseguir entrar e concluir o ensino superior. José Carlos acabou de apresentar o Trabalho Final de Graduação – TFG, no curso de Arquitetura e Urbanismo do CESMAC.
Mas essa trajetória de superação tem quase 20 anos, quando começou a trabalhar no CESMAC. Além da marcenaria, com a produção de objetos utilitários e, até mesmo, artísticos, como janelas, portas, armários, cadeiras, entre outros; José Carlos também atua como carpinteiro, na execução de componentes estruturais mais gerais.

Na elaboração de peças relacionadas ao dia a dia do trabalho, o colaborador também foi construindo a trajetória de vida, com muita valorização dos colegas e também dos dirigentes da Instituição, de onde veio o maior incentivo para a formação superior. Primeiro prestou vestibular para Engenharia Elétrica, mas o destino sempre o encaminhou para o que realmente gostava, até que, com o estímulo do Reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, conseguiu a transferência para a graduação de Arquitetura e Urbanismo.
A narração do concluinte é pura inspiração de vida: “não foi fácil no início, pois eu precisava conciliar o horário do trabalho com o da Faculdade. Eu tinha que realizar as minhas atribuições durante o dia e seguir para a Faculdade depois, sempre superando o cansaço e focando no meu objetivo. Tudo que aprendi na graduação foi além do que eu imaginava, pois pensei em fazer Arquitetura e Urbanismo para aperfeiçoar os mobiliários e até para dar uma sofisticação ao que eu fazia, mas foi bem diferente. Hoje, eu estou preparado inclusive para projetar prédios de até dez andares”, detalhou.
Na manhã de hoje, 19, José Carlos foi recebido pelo Reitor da IES e também pelo Pró-Reitor de Gestão e Planejamento - João Rodrigues Sampaio Neto, além do coordenador do Setor de Gestão com Pessoas - Gustavo Silva, do Conselheiro da Fundação Educacional Jayme de Altavila (FEJAL) e ainda docente de Medicina - Pedro Alves e do presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) - Renaldo Júnior.

Para o Reitor João Rodrigues Sampaio Filho, a formação de José Carlos reflete a filosofia da Instituição. “O exemplo do colaborador foi o que motivou o Padre Teófanes e nós, que fazíamos a Prefeitura de Maceió, na época, para criar o CESMAC. Foi justamente para esse tipo de trabalhador que a Instituição nasceu, que trabalhava durante o dia e não tinha como fazer um curso superior no horário da noite. Carlos merece tudo que conseguiu, por isso ficamos muito felizes em fazer parte dessa história, pois somos referência em educação superior no Estado de Alagoas”.
O Reitor aproveitou para deixar uma mensagem aos colaboradores: “Por meio do José Carlos, eu saúdo aos professores, colaboradores, alunos e todos que fazem a Instituição e colaboram para que mais histórias assim sejam uma realidade na vida de quem luta diariamente para cursar o ensino superior”, concluiu.

Criação do CESMAC
A trajetória do Centro Universitário CESMAC começou a partir da preocupação do fundador, padre Teófanes Augusto de Araújo Barros, com as pessoas que trabalhavam pelo dia e não tinham oferta de curso superior em Alagoas no período da noite. A história da Instituição, que tem a Fundação Educacional Jayme de Altavila – FEJAL como mantenedora, é marcada por dois grandes momentos.
O primeiro compreende a criação, em 5 de outubro de 1973, ofertando o primeiro vestibular, em janeiro de 1975 e o segundo, com a migração para o sistema MEC, ocorrida em 29 de junho de 2012, passando do sistema estadual para o sistema federal de educação superior, considerado um marco na história, pois representou uma evolução para se adequar ao padrão de qualidade do Ministério de Educação - MEC. Conheça mais em https://www.cesmac.edu.br/sobre