No dia 31 de julho, o Comitê de Ética em Pesquisas (CEP) do Centro Universitário Cesmac recebeu representantes de outros Comitês de Ética alagoanos para a criação da Rede CEP Alagoas. A reunião, que ocorreu nas dependências do Cesmac, contou com a presença de coordenadores dos CEPs do Hospital Universitário, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). O objetivo central dessa nova rede é criar um fórum permanente de diálogo e cooperação entre os CEPs do estado.
A ideia de formar a Rede CEP Alagoas surgiu durante o Encontro Nacional de Comitês de Ética (ENCEP), realizado em Brasília na semana anterior, onde representantes de quatro CEPs alagoanos identificaram a necessidade de fortalecer a colaboração local. Participaram da reunião pelo CESMAC a secretária Débora Ferraz, a coordenadora profa. Miciele Santos e o vice-coordenador prof. Sérgio Coutinho. A formação da rede foi vista como um passo crucial para a melhoria das práticas éticas em pesquisa no estado, proporcionando um ambiente de apoio mútuo e troca de experiências.
A ideia de formar a Rede CEP Alagoas surgiu durante o Encontro Nacional de Comitês de Ética (ENCEP), realizado em Brasília na semana anterior, onde representantes de quatro CEPs alagoanos identificaram a necessidade de fortalecer a colaboração local. Participaram da reunião pelo Cesmac a secretária Débora Ferraz, a coordenadora profa. Miciele Santos e o vice-coordenador prof. Sérgio Coutinho. A formação da rede foi vista como um passo crucial para a melhoria das práticas éticas em pesquisa no estado, proporcionando um ambiente de apoio mútuo e troca de experiências.