Criatório de Animais Silvestres do Cesmac realiza remanejamento da Arara Canidé

O local fica na unidade de Marechal Deodoro, onde funciona o curso de Medicina Veterinária

19/03/2021 às 11h38

O Criatório de Animais Silvestres do Cesmac, realizou o remanejamento da Arara Canidé (Ara ararauna) para um recinto maior. A operação teve supervisão do Coordenado do Criatório Prof. Marcos Vieira e participação dos membros das Ligas Acadêmicas de Bem-estar Animal (LABEA) e Animais Selvagens (GEAS).

“Como Coordenador do Criatório temos como um dos objetivos primar pelo bem-estar dos animais e proporcionar aos acadêmicos vivência na prática do manejo nutricional, sanitário e enriquecimento ambiental dos recintos dos animais.  Visamos que os animais recebam o melhor tratamento”, reforça Marcos Vieira. Após manutenção do recinto foi possível a transferência da Arara Canindé (Ara ararauna) para um novo recinto, onde o animal pode desenvolver as cinco liberdades. O Enriquecimento Ambiental do recinto foi fundamental para que fosse possível a transferência do animal.

Sobre o Criatório
O Criatório Conservacionista do Centro Universitário Cesmac, que funciona da Clínica Escola de Medicina Veterinária, em Marechal Deodoro, abriga atualmente diversos animais e atualmente está passando por reforma. Um total de 30 recintos fazem parte da estrutura do criatório, alguns já foram reformados e outros estão em reforma, os recintos apresentam diversos tamanhos e estão de acordo com o que preconiza a Legislação Ambiental vigente.
O Cesmac é a única instituição de educação superior do Nordeste que apresenta um criatório conservacionista na estrutura, estando localizada no curso de Medicina Veterinária. Existe outra instituição no Brasil que possui característica similar e está localizada na Região Sudeste, tornando o Cesmac um grande diferencial para o ensino e estudo em Animais Selvagens.
O Criatório alberga diversas espécies de répteis, aves e mamíferos, após a conclusão da reforma e vistoria por parte dos Órgão Ambientais, o criatório com finalidade de criar, recriar, reproduzir e manter espécimes da fauna silvestre nativa em cativeiro para fins de realizar e subsidiar programas de conservação e educação ambiental, sendo vedada a comercialização e exposição de acordo com a Instrução Normativa Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) Nº 07, de 30 de abril de 2015.
Atualmente o Criatório tem duas Ligas Acadêmicas (Liga Acadêmica de Bem-estar Animal - LABEA e Liga Acadêmica de Animais Selvagens - GEAS) atuando semanalmente no manejo nutricional, sanitário e reprodutivo dos animais existentes.