Curso de Fisioterapia é destaque com publicação internacional de artigo do docente Felipe Rêbelo

Estudo trata sobre de um Ensaio Clínico Randomizado, que objetivou avaliar o efeito da Realidade Virtual Imersiva nos problemas relacionados ao equilíbrio em idosos.

06/04/2021 às 12h11

Publicação é fruto do Artigo de Pesquisa de doutorado em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe do Prof. Dr. Felipe Rebêlo, docente do curso de Fisioterapia do Cesmac. A pesquisa trata sobre de um Ensaio Clínico Randomizado, que objetivou avaliar o efeito da Realidade Virtual Imersiva nos problemas relacionados ao equilíbrio em idosos.
Todas as etapas do estudo foram desenvolvidas na Clínica Escola de Fisioterapia da Instituição, contando também com o envolvimento de acadêmicos de Iniciação Científica do Grupo de Estudo e Pesquisa em Envelhecimento (GEPE/Cesmac).

O Manuscrito foi recentemente publicado no periódico internacional EXPERIMENTAL GERONTOLOGY, uma das mais importantes revistas na área da Gerontologia do mundo, com Qualis A1 na área 21 (área de avaliação dos periódicos da Fisioterapia) de classificação de periódicos.

“O Cesmac foi fundamental para a conclusão dessa pesquisa. Agradeço a Coordenação do curso de Fisioterapia, em nome da professora Renata Sampaio, bem como, a gestora da Clínica Escola, professora Izabelle Bonfim, por sempre otimizar os espaços, horários e todas as condições necessárias, para que concluíssemos o estudo. Sem esquecer também, de todos os alunos que colaboraram na fase de coleta de dados, e todos os idosos que voluntariamente, aceitaram participar do estudo”, agradece o docente pesquisador.

Outras pesquisas, braços do estudo maior, também foram desenvolvidas, e fazem parte de Trabalhos de Conclusão de Curso de acadêmicos de Fisioterapia, e em breve também estarão publicadas. “O apoio, incentivo, valorização, disponibilização de espaço e recursos são pontos cruciais para o aumento da produção científica. Estamos muito felizes. Obrigado Fisioterapia Cesmac”, finaliza Felipe Rebêlo.

Para conferir o artigo “A realidade virtual imersiva é eficaz na reabilitação de idosos com distúrbios de equilíbrio: um ensaio clínico randomizado”, basta acessar o link:  https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0531556521000838