Curso de Medicina do CESMAC participa do Projeto Corona Zero e faz testes de COVID-19 no Lar Luiza de Marilac

A iniciativa do Rotary Club Nacional e Rotary Maceió aconteceu na manhã de hoje (19)

19/11/2020 às 15h48

Um grupo de acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário CESMAC, composto por: Letícia Lemos, Mayara Santos, Carolina Medeiros, Caroline Nascimento, Luís Henrique Gomes, Marianna Pereira, Amaralina Portela, Sarah Costa e Klausen Oliveira, participou na manhã de hoje (19), do Projeto Corona Zero, uma iniciativa do Rotary Club Nacional e Rotary Maceió.
A ação foi realizada no Lar Luiza de Marilac, com realização de testes de COVID-19 nos idosos e colaboradores do local. Everton Melo, governador assistente do Rotary Club de Maceió, informou que este o projeto do Rotary escolheu o Lar Luiza de Marilac por abrigar um grupo de risco para a pandemia.

O Dr. André Falcão, médico nefrologista e coordenador do curso de Medicina do Cesmac, que supervisionou a ação dos alunos, destacou: “a ação corona zero desenvolvida pelo Rotary Club Internacional e Rotary Maceió foi um momento importante para os acadêmicos desenvolverem habilidades na coleta de exames e no raciocínio clínico dos diagnósticos envolvidos no Coronavírus. Além disso, a prática dos alunos durante a pandemia faz com desenvolvam uma capacidade do enfrentamento e também se envolvam com o trabalho de ação social e de responsabilidade social, por se tratar de uma população particularmente de risco”, ressalta.

O coordenador disse ainda que a oportunidade também foi possível fazer realiza uma profilaxia, uma atenção de prevenção, já que a detecção precoce de portadores fará com que se tenha um diagnóstico mais precoce e consequentemente evoluções mais favoráveis”, detalhou.
Todas a práticas seguem os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde locais, nacionais e internacionais, além de atender ao Plano de Contingência estabelecido pelo Cesmac e que norteia aulas, procedimentos e práticas em geral, por conta da pandemia de COVID-19.