Docente do curso de Medicina Veterinária do Cesmac realiza treinamento no Parque Municipal de Maceió

O tema tratou sobre Identificação de Animais Peçonhentos com ênfase em Serpentes e os tipos de acidentes causados

16/03/2021 às 14h54

O professor do curso de Medicina Veterinária do Cesmac Prof. Me. Marcos Antônio Vieira Filho, Coordenador do Criatório Conservacionista de Animais Silvestres da Instituição, ministrou treinamento para funcionários do Parque Municipal de Maceió. O docente também ministra aulas nas disciplinas de Ética e Deontologia Veterinária, Introdução à Medicina Veterinária, Produção Animal II, Clínica Médica de Animais Selvagens e Produção e Sanidade de Aves e Suínos na graduação.

O objetivo da iniciativa foi qualificar ainda mais estagiários e funcionários do local sobre o tema: “Identificação de Animais Peçonhentos com ênfase em Serpentes e os tipos de acidentes causados”, com destaques para questões como: acidentes ofídicos e os principais sintomas em seres humanos e animais; identificação de serpentes incluindo Cascavel, Jararaca, Coral e Surucucu.
O treinamento tratou ainda sobre diferenças entre cobra coral verdadeira e falsa coral, importância ecológica destes animais para a natureza, cadeia alimentar das serpentes e nicho ecológico. O processo também teve a participação de acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do Cesmac.
Sobre o Parque
O Parque Municipal de Maceió, inaugurado em 1978, é uma área de preservação com segurança para os animais e de Mata Atlântica. O local conta com Jacarés-de-papo-amarelo, Frangos d’água, Tatus Bola, Cágados de Barbicha, Preguiças, Saguins, Gaviões Falcões, Corujas, Raposas, Tamanduás Mirim e Cobras.
Ao todo são cinco trilhas acessíveis ao público: Trilha Cidadã, Trilha da Aventura, Trilha da Paz, Trilha do Pau Brasil e Trilha do Jacaré. O Parque é monitorado 24 horas por guardas municipais e fiscais ambientais que percorrem as trilhas a pé ou com auxílio de quadriciclos e têm contato direto com o Batalhão de Polícia Ambiental. Ao entrar na Unidade de Conservação Animal, o visitante é cadastrado pelo RG e CPF, além de ser acompanhado por guardas quando solicitados. Para visitas monitoradas ou em grupo é necessário um agendamento prévio pelo e-mail agendaparquemunicipal@gmail.com . Informações pelo contato (82) 98801- 3651.