Docentes de Psicologia Cesmac publicam artigo em livro sobre Grupos de Risco na Pandemia de Covid-19

Layse Veloso de Amorim Santos e Alisson Tiago Gonçalves Vieira desenvolveram o capítulo sobre “Determinantes sociais em saúde, racismo e a gestão da vida no contexto de pandemia”

01/10/2021 às 13h01

Os docentes doutores do curso de graduação em Psicologia, Layse Veloso de Amorim Santos, e na Pós-Graduação em Criminologia: Psicologia Jurídica e Ciências Criminais, Alisson Tiago Gonçalves Vieira, publicaram o artigo intitulado: “Determinantes sociais em saúde, racismo e a gestão da vida no contexto de pandemia”, no livro organizado pelos ex-alunos de Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), publicada pela EDUFAL, “Grupos de Risco na Pandemia de Covid-19 - discussões a partir do cenário epidemiológico de Alagoas”.
“A ideia nasceu de um grupo de WhatsApp de colegas do nosso programa de doutorado (ICBS/UFAL), dos quais eu, professora da Psicologia e as professoras Camila e Mariana (Medicina) também participam. Foi um livro construído com muita amizade e pautado no conhecimento multiprofissional dos colegas. O processo envolveu diversas áreas da saúde como psicologia, fisioterapia, enfermagem, farmácia, biologia, entre outras, e também alunos desses cursos” Detalha a Profa. Dra. Layse Santos.
Profa. Dra. Layse Santos
O capitulo produzido pelos docentes tem o objetivo de analisar os modos pelos quais os Determinantes Sociais da Saúde (DSS), especialmente o racismo, relacionam-se aos mecanismos de gestão da vida da população. Para tanto, situaremos o contexto de pandemia de COVID-19, apresentaremos os DSS, em especial o racismo, e os modos pelos quais ele se articula à produção de desigualdades sociais. Por último, problematizaremos as estatísticas, o direito à vida e a produção de mortes da população.
Para o Prof. Dr. Alisson Vieira, “as publicações dos diversos e-books da Edufal são importantes para a divulgação dos impactos da pandemia de Covid-19, em especial, no contexto alagoano. O nosso capítulo, destaca os impactos dos Determinantes Sociais em Saúde (DSS), especificamente, o racismo, na gestão da vida da população negra alagoana, por meio de análises de estatísticas, publicadas oficialmente pelo governo do estado de Alagoas, e de narrativas do movimento negro alagoano encontradas em jornais e blogs. O artigo, desse modo, busca problematizar as formas de gestão da vida da população, destacando como a pandemia potencializou o cerceamento do direito à vida, delimitando àqueles que devem viver e morrer, por meio dos determinantes da raça/etnia e da desigualdade social”, explica o docente pesquisador.
Prof. Dr. Alisson Vieira
Alisson destaca ainda, que “o artigo ajuda a visibilizar e lançar interrogações sobre as práticas racistas, as violações dos direitos fundamentais e de governo da população que visem a desnaturalização do mito da democracia racial e a transformação dos mecanismos de produção de saúde/vida e doença/morte no contexto alagoano”.

Sobre o Livro
O número de casos atingidos pela pandemia, especialmente acelerado no Brasil, vem exigindo respostas rápidas de todos os setores da sociedade, o que envolve várias políticas setoriais.  Além disso, o cenário trouxe uma luz sobre os problemas sociais, políticos, econômicos e culturais no que diz respeito a determinantes no processo de saúde-doença ocasionado pelo vírus. Com base nos dados epidemiológicos publicados, se pode inferir uma relação entre as diferenças sociais e o maior percentual de vítimas fatais. Partindo para uma visão técnica do que a pandemia ressaltou, chegou-se ao ponto de uma ciência devastada pela falta de investimentos.

No livro, o Coronavírus é tratado de forma ampla e abrangente, como deve ser entendido. Seguindo uma sequência lógica, estão presentes nas páginas: a contextualização da história, os dados epidemiológicos, a fisiopatologia do vírus, a Atenção à Saúde Primária e os grupos de risco. Ao decorrer das discussões levantadas, estão presentes também as fronteiras de um ambiente individual e coletivo, às quais todos pertencem. A obra é fruto do esforço coletivo e multiprofissional, reunindo professores da Ufal, Uncisal e Cesmac. (Fonte: Resumo do livro)

Acesse o link e confira o livro: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8012