Dra. Failde Mendonça visita Exposição Padre Teófanes: Educar para Elevar

A Promotora de Justiça aposentada foi a veladora, por quase 20 anos, da Fundação Educacional Jayme de Altavila –FEJAL, mantenedora do Centro Universitário CESMAC

03/12/2019 às 14h43

A Promotora de Justiça aposentada e ex-veladora das Fundações de Maceió no Ministério Público, Dra. Failde Soares Ferreira de Mendonça, fez uma visita ao Centro Universitário CESMAC na última semana. O momento aconteceu a convite do reitor e do vice-reitor da Instituição Dr. João Rodrigues Sampaio Filho e Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório.
Dra. Failde foi a veladora, por quase 20 anos, da Fundação Educacional Jayme de Altavila –FEJAL, mantenedora do Centro Universitário CESMAC, e sempre esteve presente em solenidades importantes e no acompanhamento geral da Instituição. A visita, que teve a participação do Conselheiro da FEJAL Estácio Valente e do Coordenador Geral de Extensão Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, foi uma oportunidade para que a Promotora de Justiça aposentada pudesse conferir a Exposição Padre Teófanes: Educar para Elevar, que segue até fevereiro de 2020, na Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes.

O espaço está totalmente dedicado ao educador, que criou o CESMAC pensando em proporcionar o acesso à educação superior para quem trabalhava durante o dia e só podia estudar a noite. A Curadoria é dos professores Carol Gusmão, Brancildes Galdino e Paulo Paixão. O objetivo geral da exposição é trazer aspetos biográficos da vida do Pe. Teófanes de Barros, marcando o aniversário dos 45 anos da Instituição.
A mostra comemorativa, conta a história do Padre por meio de objetivos, pertences, narrativas e textos. Também apresenta uma cronologia biográfica do homenageado exposta em painéis, que formam uma linha da vida e da carreira do homenageado, além de vídeo contendo depoimentos sobre o homenageado e as realizações na área da educação.

Reforçando a Trajetória
Essa trajetória já foi destacada também pela Dra. Failde Mendonça na obra “A expansão do ensino superior e a contribuição das fundações privadas: um olhar do Ministério Público Estadual”, publicada pela Editora CESMAC, fruto da pesquisa para elaboração de dissertação de mestrado da autora.
O livro trata de estudos sobre a contribuição das instituições privadas, sem fins econômicos, para o ensino superior em Alagoas, especialmente, o estudo de caso da FEJAL/CESMAC, primeira e maior instituição privada de Maceió, descrevendo criação, desenvolvimento e importância para a democratização do ensino superior.

O tema trouxe para o ambiente educacional conceitos próprios da área jurídica. A criação dessas instituições privadas revelou-se uma importante estratégia da sociedade e do governo para prover e garantir necessidades e direitos sociais ao cidadão, autorizados pela constituição e Leis infraconstitucionais, constituindo as ações dessas entidades criadas pela sociedade, parte das políticas públicas de educação.
De acordo com a convidada, a ideia é continuar escrevendo sobre a temática, por isso também a importância da visita à exposição. Sobre a mostra afirma: “O trabalho está lindo e muito bem elaborado. Um reconhecimento muito justo da importância do Padre Teófanes, com um registro de plena significância, contendo peças que provocam muita emoção. Para mim, esse momento foi de extrema relevância, sobretudo por voltar na Instituição em que sempre fui e sou muito bem acolhida”, declarou Dra. Failde.
A pesquisadora, advogada, assessora e consultora, também tem especialização em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos pela Universidade de Brasília - UNB/FINATEC. Já presidiu a Associação e Comissão Nacionais de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social e ainda é Mestre em Educação com ênfase em políticas públicas pela UNICID.