Educação Financeira para Futuros Médicos foi tema de palestra no CESMAC

A realização do Centro Acadêmico de Medicina teve o objetivo de orientar para uma melhor gestão da vida pessoal e da carreira médica

08/10/2019 às 10h40

Com a missão de preparar os estudantes de Medicina a lidar de forma eficiente com as finanças pessoais para uma melhor gestão da vida pessoal e da carreira médica, o Centro Acadêmico 21 de Julho, do curso de Medicina do Centro Universitário CESMAC, realizou, na noite de ontem, 07, uma série de palestras com foco no tema central sobre “Educação Financeira para Futuros Médicos”.
A atividade foi aberta para todas instituições de ensino superior e teve o objetivo de ensinar e demonstrar conceitos, métodos e estratégias de educação financeira para estudantes de Medicina com os profissionais mais qualificados no cenário estadual na área de finanças.

O movimento também teve o objetivo específico de quebrar tabus sobre dinheiro, finanças e investimentos; apresentar conceitos e hábitos essenciais para uma educação financeira eficiente; além de demonstrar como planejar e organizar as finanças pessoais; ensinar métodos e estratégias para quitar dívidas (financiamentos).

Além disso, o intuito foi também de ensinar métodos e estratégias para planejar maior independência financeira na residência médica e exibir as mais modernas ferramentas financeiras de planejamento, controle e investimentos. O evento aconteceu no auditório João Sampaio, que fica no Campus I – Professor Eduardo Almeida.
O projeto de Educação Financeira para Futuros Médicos tem como Embaixadores: Dr. João Gustavo, Dr. Leonardo Lopes, Dra. Isabelle Freitas e o Dr. Alberto Sandes.  De acordo com o diretor financeiro do Centro Acadêmico, Thiago Pontes, “a educação financeira para futuros médicos é uma inciativa que tem como objetivo reunir os acadêmicos de Medicina e também os recém-formados para discutir temas que são de relevância para a vida pessoa e profissional dessas pessoas”, explicou.

O acadêmico destacou ainda, “que acontece de muitos médicos passarem a vida se preparando de forma técnica, que é fundamental, mas esquecem de desenvolver capacidades que são periféricas e essenciais para que se desenvolvam como profissionais e líderes. Nesse processo, o tema sobre finanças é muitas vezes deixado de lado, podendo ocasionar inúmeras situações difíceis de gerencia financeira e até de tempo também. Com isso, não conseguem projetar uma carreira de sucesso. Por isso, eventos como esses são importantes para que possamos ajudar a formar profissionais mais competentes e preparados em todos os aspectos”, afirmou Thiago.

A programação contou com as seguintes palestras:
“A Carreira Médica em Perspectiva” – com o Dr. André Falcão, que também é o coordenador geral da graduação de Medicina no CESMAC.
“Como Organizar sua Vida Financeira” – com o Prof. do curso de Administração da IES, Matheus Bomfim.
“Os Pontos Cegos do Dinheiro” – com o convidado Lucas Paiva.
“Médico: Dinheiro, Saúde e Sucesso” – com o palestrante convidado Dr. Lucas Santos.