Egresso do CESMAC é aprovado no mestrado em Genética da UFMG

Estudante é graduado em Biomedicina e em Farmácia pela Instituição

13/05/2022 às 09h17

A trajetória estudantil de Karwhory Wallas começou no Centro Universitário Cesmac em 2011, quando começou a cursar Biomedicina e Farmácia, concluindo os cursos em 2014.2 e em 2017.2, respectivamente.
Quando matriculado em Biomedicina, ingressou no mundo científico em 2012, participando como aluno bolsista do PIBIC/CNPq, com o projeto intitulado “Avaliação Microbiológica da Goma de Tapioca Comercializada em Maceió, Alagoas” (2012-2013), sob a orientação da Profa. Yáskara Veruska Ribeiro Barros e consecutivamente como aluno bolsista do Santander Banespa – Brasil, do projeto intitulado “Remoção de pesticida interferente endócrino de solução aquosa utilizando carvão ativado” (2013-2014), sob a orientação da Profa. Nely Targino do Valle Cerqueira.
Ele também participou dos projetos de extensão comunitária: “Humanização e importância das brinquedotecas em hospitais e clínicas que assistem crianças e adolescentes em Maceió, Alagoas” (2013), sob a orientação do Prof. José Alex Carvalho de Farias e “Comida de Rua: diagnóstico social, econômico e estratégias de intervenções” (2014), sob a orientação da Profa. Eliane Costa Souza.
“Eu lembro que meu primeiro projeto do PSIC foi premiado e eu fui para Rio Branco no Acre participar da 66º Reunião Anual da SBPC, tudo financiado pela PROPG/CESMAC. E também que meu primeiro banner apresentado foi premiado como melhor trabalho do congresso de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Então eu continuei participando de diversas atividades acadêmicas” disse o estudante.
Durante a graduação de Farmácia, Karwhory participou como monitor bolsista de Farmacognosia I (2015) e monitor colaborador Farmacognosia II (2016) vinculado a PROAG/CESMAC, sob a orientação da Profa. Saskya Araújo Fonseca. Como aluno bolsista do PSIC Mestrado desenvolveu o projeto intitulado “Percepção Ambiental dos visitantes e trabalhadores do Turismo da Foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu" (2016-2017) sob a orientação da Profa. Fabíola de Almeida Brito. E foi aluno de extensão comunitária do projeto intitulado “Protetores de Pele: promoção do uso racional de fotoprotetores em Maceió, Alagoas” (2016), sob a orientação da Profa. Flavia Scigliano Dabbur.
Em seu último ano no Cesmac foi aluno bolsista de extensão comunitária da PROEX/CESMAC, com o projeto intitulado “Conhecer para combater: educação em saúde e ambiental para prevenção e controle de mosquitos vetores entre escolares de Maceió, Alagoas” (2017), sob a orientação do Prof. Thiago José Matos Rocha. E membro fundador da Liga Acadêmica de Plantas Medicinais (LAPLAM) (2017), a primeira liga acadêmica não médica da Instituição, sob a orientação da Profa. Saskya Araújo Fonseca. O estudante mudou-se para Recife-PE ainda no último semestre da graduação, onde atuou como estagiário bolsista no Laboratório Farmacêutico Oficial de Pernambuco.
“Eu fui conquistando prêmios a cada viagem, congresso, apresentação, conheci várias cidades e tenho amigos em todos os estados do Brasil. Finalizando a graduação, recebi o décimo prêmio, que foi de maior média ponderada da turma de Farmácia em 2017.2.  Sempre contei com a ajuda dos professores de diversas áreas do conhecimento, que sempre estavam dispostos a me ajudar” comentou Karwhory.
Durante as férias o estudante realizou diversos cursos em instituições renomadas na área de Genética: FMRP-USP, Ribeirão Preto, 2014; UFPR, Curitiba, 2015; UFPE, Recife, 2017; Farmacologia: FMRP-USP, Ribeirão Preto, 2016; ICB-USP, São Paulo, 2017; UFPR, Curitiba, 2020; e Oncologia: INCA, Rio de Janeiro, 2016; FMUSP, São Paulo, 2017, Hospital de Amor, Barretos, 2019.
Quando terminou a graduação, resolveu continuar em Recife onde cursou duas especializações: Farmácia Magistral e Biologia Molecular.  Ingressou no mercado de trabalho, atuando como Farmacêutico Comunitário, Instrutor e Coordenador de cursos Técnicos e Biomédico Pesquisador na Fiocruz Pernambuco.
Continuou escrevendo e publicando artigos, participando da avaliação de trabalhos acadêmicos, mas ultimamente sentia muita vontade de retornar para área acadêmica. Foi quando encontrou um orientador na linha de Farmacogenética vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Genética da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e resolveu fazer a inscrição. As etapas de seleção contaram com prova de inglês (1), prova de Genética (clássica, molecular, citogenética e de populações) (2), análise do currículo Lattes (3) e entrevista (4). Karwhory Wallas Lins da Silva foi aprovado em segundo lugar na seleção, como pode ser conferido no site: http://www.pggenetica.icb.ufmg.br/noticiasdet.php?numaut=744.
"A dica que eu deixo para quem seguir a carreira científica é: não estejam presos a nada, o conhecimento é libertador e fica cada vez mais claro que ele é multidisciplinar, por isso, aproveitem todas as oportunidades, os professores do Cesmac são excelentes orientadores, participem de Iniciação Científica, Iniciação ao Extensionismo, Monitoria, Liga Acadêmica, estudem inglês, participem e organizem eventos dentro e fora da instituição. Tudo ficará agregado ao currículo e vai ser um diferencial" completou.
O PPG em Genética fica localizado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, é considerado um programa de excelência, pois possui nível 6 na avaliação da CAPES, sendo um dos Institutos mais produtivos do Brasil. A UFMG é a melhor Universidade Federal do Brasil, sendo classificada também como a terceira melhor Universidade de Brasil e a quinta melhor da América Latina.
Karwhory irá cursar o mestrado durante 22 meses, utilizando ferramentas de biologia computacional e genômica para investigar a influência da genética na reposta aos fármacos no Laboratório de Diversidade Genética Humana (LDGH), liderado pelo professor Eduardo Martín Tarazona Santos, em Belo Horizonte-MG.