ENGNAFRI: Integração de saberes entre a Engenharia Civil e o NAFRI-DH

26/08/2024 às 17h14

O curso de Engenharia Civil do Centro Universitário CESMAC, reafirmando seu compromisso com a justiça social e a valorização das diversidades culturais, celebra a integração com o Núcleo Acadêmico Afro, Indígena e Direitos Humanos (NAFRI-DH). Essa colaboração deu origem ao ENGNAFRI, um projeto inovador que visa prestar serviços de engenharia a comunidades indígenas e quilombolas, começando pela comunidade quilombola de Santa Luzia do Norte/AL.
A profa. Tatyanne Pacifico, que participou da visita à comunidade quilombola, cita que “Esse momento possibilitou visualizar diversas frentes de trabalho para os discentes do curso de Engenharia Civil do Cesmac. Essas atividades irão contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias para a formação dos nossos alunos”.
O ENGNAFRI foi criado com o propósito de levar o conhecimento técnico dos alunos e professores do curso de Engenharia Civil para comunidades historicamente marginalizadas. A primeira ação do projeto será na comunidade quilombola de Santa
Luzia do Norte/AL, onde serão realizadas diversas atividades, como o mapeamento das famílias, levantamento arquitetônico das residências e ações de conscientização ambiental.
Uma das principais frentes de atuação do ENGNAFRI será o mapeamento demográfico e socioeconômico das famílias da comunidade. Essa atividade é essencial para entender as necessidades específicas de cada família e planejar intervenções que realmente impactem suas vidas de forma positiva. Além disso, o levantamento arquitetônico das residências permitirá que os alunos apliquem seus conhecimentos na prática, propondo melhorias que possam garantir mais segurança e conforto às moradias locais.
Outro eixo de atuação do ENGNAFRI será a conscientização ambiental, uma ação crucial para promover o desenvolvimento sustentável na comunidade quilombola de Santa Luzia do Norte/AL. Por meio de atividades educativas, os moradores serão orientados sobre práticas que preservem o meio ambiente e garantam um futuro mais saudável e sustentável para as próximas gerações.
A inserção do NAFRI-DH no curso de Engenharia Civil e a criação do ENGNAFRI representam um marco na formação dos futuros engenheiros do CESMAC. Essa iniciativa não só fortalece o aprendizado técnico dos alunos, como também desenvolve neles uma visão crítica e sensível às realidades sociais do Brasil. Ao atuar diretamente em comunidades tradicionais, os alunos se tornam profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, comprometidos com a justiça social e a valorização das culturas afro e indígena.
O ENGNAFRI é mais do que um projeto acadêmico, é uma ferramenta de transformação social que conecta o saber universitário às necessidades de comunidades tradicionais. Com essa iniciativa, o CESMAC reforça seu papel como uma instituição de ensino comprometida com a inclusão social, o respeito aos direitos humanos e a formação de profissionais engajados na construção de um futuro mais justo e sustentável.