Estado atual da cirurgia robótica no Brasil é tema da abertura do Congresso Acadêmico de Medicina do CESMAC

Assunto foi debatido pelo Coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Real Hospital Português, em Recife, Dr. Clovis Fraga

13/11/2019 às 14h41

Com tema central sobre ““Inovação e Tecnologia na área Médica”, o III Congresso Acadêmico de Medicina do Centro Universitário CESMAC, teve início ontem, 12, no Hotel Jatiúca. A programação começou a tarde com apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) da primeira turma do curso de Medicina, selecionados para participar do evento.
A noite aconteceu a abertura oficial do congresso com a palestra magna do Coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Real Hospital Português, em Recife, Dr. Clovis Fraga, que falou sobre “Estado atual da Cirurgia Robótica no Brasil”. Durante a apresentação o palestrante mostrou a trajetória da cirurgia robótica no Brasil e no mundo, a evolução desse processo e a experiência da prática em Pernambuco.

Apesar de todos os avanços o convidado fez questão de destacar: “todo o crescimento da tecnologia e da inovação na área médica não substitui o ser humano nesse processo. A figura do médico e toda sua postura no trato com o paciente ainda é um dos pontos que mais importa em todo esse caminho e nas práticas cirúrgicas em qualquer lugar”, enfatizou.
A solenidade também contou com a mesa de honra do evento, composta pelos seguintes nomes: Reitor e Vice-Reitor do CESMAC João Rodrigues Sampaio Filho e Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório. Teve ainda o coordenador do curso de Medicina Dr. André Falcão, o presidente do congresso Prof. Velber Xavier, além dos coordenadores adjuntos da graduação professores Marcos Leal e Ivonilda Maia.

A composição contou ainda com a Profa. Renata Chequeler, representando os docentes, e João Timóteo de Andrade, representando os discentes, ambos também integram a comissão organizadora do evento. E ainda o Dr. Pedro Alves, conselheiro da Fundação Educacional Jayme de Altavila – FEJAL/CESMAC.
O evento recebeu os acadêmicos do curso de Medicina, professores da graduação e também de outros setores da IES, como o coordenador do Núcleo de Robótica Prof. Mozart Melo, e o Pró-Reitor Administrativo Dr. Iêdo Mota.
Sobre o Palestrante
Além de Coordenador do   Programa de Cirurgia Robótica do Real Hospital Português, em Recife (PE), o Doutor Clóvis Fraga Tenório Pereira, também é:
  • Fellow em Cirurgia Robótica e Laparoscopia Avançada pela Clínica Saint Augustin –Bordeaux – França
  • Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco
  • Instrutor de Laparoscopia Urológica do Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica - IRCAD da América Latina e da França
  • Membro titular da: Sociedade Brasileira de Urologia, da Confederação Americana de urologia e da Associação Europeia de Urologia
  • Vice-Presidente da Associação Lusófona de Urologia e Sociedade Brasileira de Laparoscopia e Cirurgia Robótica - SOBRACIL