Estudante de Psicologia lança livro "A princesa nada encantada"

A obra da autora Irene Cavalcante fala de responsabilidade, apoio familiar e equilíbrio na rotina infantil, importante principalmente em tempos de pandemia

28/07/2020 às 18h50

A publicação da obra "A princesa nada encantada", é da acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC, Irene Cavalcante, que também é Pedagoga formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professora do ensino infantil e fundamental.
O livro é voltado para a literatura infantil e traz o contexto do mundo em que todas as meninas desejam ser princesas, onde Antônia, a personagem principal, deseja brincar e se divertir, mas ter que lidar com as angústias e tantas obrigações está deixando a pequena sem nenhuma alegria. Para que consiga compreender os deveres e a necessidade de buscar viver de forma saudável, irá contar com Ana, a babá, para ajudar o Rei e a Rainha a perceberem que a princesinha está precisando ser criança, enquanto aprende a lidar com as responsabilidades de uma vida real.

A graduanda, sempre teve identificação com o mundo da escrita e desde criança criava histórias, o que a fez compartilhar a primeira narrativa “A princesa nada encantada”, permeada de ensinamentos sobre as virtudes humanas, característica marcante nesses escritos.
Irene faz questão de detalhar que sempre escrevia e guardava, mas a segunda graduação trouxe o incentivo necessário. “Eu guardava algumas histórias já prontas, mas nunca tinha coragem para publicar, faltava alguma coisa. Cursando Psicologia, tive algumas matérias e contatos na parte de estágio, inclusive com idosos, com oportunidade de ouvir histórias direcionadas para responsabilidade. Isso me chamou a atenção para retomar a escrita, recriando, reformulando e reorganizado essa história. Como o trabalho já era voltado para o público infantil eu acrescentei um vínculo maior com a família”, conta.
A autora explica ainda, que o resultado da publicação é fruto da experiência em sala de aula, em ver tantas crianças sobrecarregadas, cheias de rotina e muitas vezes os pais estarem procurando medicalização ou laudos médicos que enfatizem irritabilidade ou hiperatividade, sendo a rotina pesada e densa que as deixam assim. “O livro tem esse foco de conscientização para o equilíbrio dos afazeres diários, trazendo a mensagem de que mesmo nesse processo de rotina a importância da responsabilidade e do compromisso precisa ser fomentada. Precisamos colocar as coisas em ordem, organizar as atividades, focar nas prioridades, saber os objetivos, o motivo pelo qual estamos fazendo determinada coisa e acima de tudo assumir um comprometimento, o que temos como responsabilidade”, detalha.

Irene Cavalcante declara ainda: “Essa publicação para mim tem sinônimo de superação. Não só o fator "escrever", pensar em um assunto que gere aprendizagem ou que possa ser discutido para fortalecer emocionalmente as crianças (público-alvo). E isso já seria muito. Mas cabe aqui deixar-se conhecer, permitir que outras pessoas ao lerem o que você escreve, conheça um pouco de você. É superar a timidez, o medo, as impossibilidades. É superar o que poderia te impedir de conseguir.  Hoje, é um pouco do meu sonho que se concretiza, que é árduo, mas com significado, e sei que tem muito ainda pela frente”, relata.
O livro foi inscrito na seleção da Editora Viseu, selecionado para pré-venda, pelo período de quinze dias, devendo ser lançado provavelmente em 20 de agosto. A publicação já está disponível nos sites da Editora Viseu https://www.eviseu.com/pt/livros/1437/a-princesa-nada-encantada/, Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, Shoptime e Submarino. A publicação também está disponível no formato e-book pelas plataformas Amazon, Apple, Barnes & Noble (EUA), Google, Kobo, Livraria Cultura e Wook (Portugal).